Uma leitura epifânica do mundo: acontecimento e fratura no romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.143474

Palavras-chave:

Semiótica, Gramática Tensiva, Acontecimento, Fratura, Clarice Lispector

Resumo

Tomando por base o instrumental teórico da gramática tensiva de Claude Zilberberg – sobretudo no que se refere à noção central de acontecimento – e também o conceito de fratura, concebido por A. J. Greimas, procuramos empreender um breve estudo do romance Perto do coração selvagem (1943), de Clarice Lispector, focalizando uma de suas passagens mais representativas, cuja natureza nos permite investigar o desenrolar de acontecimentos extraordinários, que ora se apresentam como rupturas bruscas e indesejáveis na trajetória do sujeito, ora como momentos epifânicos de contemplação estética do mundo.

Procuramos ainda evidenciar a maneira pela qual os ajustes tensivos efetuados pelo sujeito contribuem para o retorno a uma espécie de equilíbrio discursivo, suprindo as faltas e contendo os excessos resultantes do impacto do acontecimento extraordinário. Tais ajustes são de fundamental importância para o restabelecimento e para a manutenção da progressão discursiva. Por fim, nos esforçamos em demonstrar que fratura e acontecimento – noções que geralmente se assemelham sem, no entanto, se confundir, dada a dimensão essencialmente estética da primeira – são, no texto analisado, comparados e equiparados, proporcionando ao sujeito da narrativa um novo saber sobre o mundo. Esse saber constituirá a base mesma de sua identidade, determinando, assim, sua intervenção sobre o mundo e suas ações sobre outros sujeitos ao longo de todo o romance.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Elisa Inácio, Universidade de São Paulo

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de
    São Paulo (USP).

Referências

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. O belo gesto. Trad. Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento. In: NASCIMENTO, Edna Maria Fernan-des dos Santos; ABRIATA, Vera Lúcia Rodella (orgs.).Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto, SP: Coruja, 2014.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
TATIT, Luiz; LOPES, Ivã. Elos de melodia e letra. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT, Luiz. Semiótica à luz de Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
TATIT, Luiz. “A duração estética”. In: Todos entoam. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016a.
TATIT, Luiz. “Claude Zilberberg e a prosodização da semiótica”. In: MENDES, Conrado Moreira; LARA, Glaucia Muniz Proença (orgs.). Em torno do acontecimento:uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba: Appris Editora, 2016b.
ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Edusp, 2006.
ZILBERBERG, Claude. Observações sobre a base tensiva do ritmo. Trad. Lucia Teixeira e Ivã Carlos Lopes. Estudos Semióticos. [online] Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/esse>. Editores Responsáveis: Francisco E. S. Merçon e Mariana Luz P. de Barros. Volume 6, Número 2, São Paulo, novembro de 2010, p. 1-13. Acesso em 20/01/2019.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
ZILBERBERG, Claude. La structure tensive. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Uma leitura epifânica do mundo: acontecimento e fratura no romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector. (2019). Estudos Semióticos, 15, 136-145. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.143474