O paradoxo da unidade na dualidade: elementos para a clínica dos casos-limite

Autores

  • Cristiana de Aguiar Pondé Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-0192-2256
  • Carlos Augusto Peixoto Jr. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p98-110

Palavras-chave:

teoria das relações de objeto, trauma precoce, estados esquizoides, casos-limite, identificação projetiva

Resumo

O artigo irá aprofundar o debate acerca dos primórdios da constituição psíquica e sua relação com a etiologia dos casos-limite. Assim, apesar de não se tratar de um artigo sobre a infância, eixo principal desta revista, ele aporta a uma discussão teórica sobre a constituição psíquica e sobre a importância das interações iniciais da vida na etiologia dos casos-limite. Em seu primeiro eixo, discutiremos os primórdios do psiquismo como fonte de subsídios para uma clínica dos casos-limite, já que estes casos são compreendidos como marcados por traumas no âmbito das primeiras relações de objeto. Observa-se, na relação transferencial com estes pacientes, mecanismos de defesa verticais, como cisões, mais frequentemente do que mecanismos de defesa horizontais, como o recalque. O recalque foi o conceito central para a constituição da técnica psicanalítica clássica. Este fato faz com que nos defrontemos com a necessidade de refinamento da técnica analítica para abordar de forma mais eficaz estes casos que desafiam a técnica clássica. Neste sentido, estudaremos, no segundo eixo deste trabalho, a contratransferência sob uma perspectiva da intersubjetividade e da valorização da qualidade da relação analítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana de Aguiar Pondé, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Psicanalista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, com período de doutorado sanduíche na Universidade do Porto, Portugal.

  • Carlos Augusto Peixoto Jr., Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia

    Psicanalista, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

O paradoxo da unidade na dualidade: elementos para a clínica dos casos-limite. (2019). Estilos Da Clinica, 24(1), 98-110. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p98-110