A adolescência e a "metabolização" sonhada do saber

Autores

  • Nicole Clerk Universidade de Paris 10, Nanterre, França; Equipe Savoirs et rapport au savoir
  • Viviane Veras Universidade de Paris 10, Nanterre, França; Equipe Savoirs et rapport au savoir

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p48-67

Palavras-chave:

Incorporação, Relação ao saber, Relação ao corpo

Resumo

Como o eu íntimo de um adolescente se estrutura para acolher o saber? A partir da análise clínica das reações e posturas de jovens em dificuldades com a aprendizagem, podemos mostrar que, para alguns deles, os problemas emocionais causados pela aprendizagem levam-nos a um retorno inconsciente a um "si físico", que comprova sua capacidade de "aprender por meio do corpo" e de situar-se no mundo. Retomamos, em seguida, as fontes antropológicas e freudianas dos conceitos de "incorpora- ção" e de "introjeção", para melhor compreender o esquecimento e a perda sugerida pela "incontinência" dos saberes. Enfim, estudamos a relação entre sua incapacidade de "digerir" o saber e seu profundo desejo de que os adultos "mastiguem" esse saber por eles; relação que nomeio "metabolização sonhada ", para fazer eco aos trabalhos de Bion.

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Publicado

2007-06-01

Como Citar

A adolescência e a "metabolização" sonhada do saber. (2007). Estilos Da Clinica, 12(22), 48-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p48-67