Antropologia e Comunicação para o fortalecimento de novos campos

Autores

  • Luciene Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás
  • Ralyanara Moreira Freire Faculdades Alfa

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.106544

Palavras-chave:

comunicação, antropologia, entrecampos, dialogicidade, ensino

Resumo

A partir das teorias antropológicas e comunicacionais, propomos diálogos e distanciamentos entre Antropologia e Comunicação com o objetivo de fortalecer um campo de conhecimento, em termos epistemológicos e metodológicos. As inquietações surgem de nossas atuações como antropólogas e jornalistas em cursos de graduação e mestrado em Comunicação Social/Jornalismo e os trabalhos são realizados no Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Diferença, da Universidade Federal de Goiás. Considerando a chamada inter-poli-transdisciplinaridade, mas sem negligenciar a etnografia como proposta teórica e metodológica, abordamos cultura na contemporaneidade como elemento constitutivo do campo comunicacional, lido a partir da Antropologia. Metodologias de investigação e interpretação da Comunicação e da cultura, na perspectiva antropológica, também são exploradas neste trabalho com o objetivo de ampliar campos e construir saberes.

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Biografia do Autor

  • Luciene Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás

    Professora Adjunta da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás. Membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília. Coordenadora de Ações Afirmativas da UFG e coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Diferença da UFG.

  • Ralyanara Moreira Freire, Faculdades Alfa
    Professora do curso de Jornalismo das Faculdades Alfa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Diferença da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Dias, L. O., & Freire, R. M. (2016). Antropologia e Comunicação para o fortalecimento de novos campos. Revista Extraprensa, 9(2), 37-52. https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.106544