O audiovisual no campo da economia política da comunicação: abordagens, métodos e notas para uma agenda de pesquisa

Autores

  • Kátia Morais Universidade do Estado da Bahia
  • Othon Jambeiro Universidade Federal da Bahia
  • Fábio Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.121975

Palavras-chave:

Audiovisual, Economia política da comunicação, Mercado do audiovisual, Políticas de comunicação.

Resumo

O artigo investigou como o tema “audiovisual” tem figurado na produção científica brasileira dentro das perspectivas contidas na Economia Política da Comunicação (EPC). O objetivo foi identificar as abordagens e métodos priorizados em publicações acadêmicas do campo da Comunicação. Partiu‑ se de duas categorias centrais: (1) Políticas de mídia e (2) Estruturas de mercado do audiovisual. O mapeamento dos trabalhos foi desenvolvido a partir da base de dados do Portal de Periódicos Capes, baseado em dois critérios: com acesso livre e classificação como Qualis B2 à A1 na área de Ciências Sociais Aplicadas. A busca se deu por título e resumo, utilizando‑ se termos previamente definidos.

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Biografia do Autor

  • Kátia Morais, Universidade do Estado da Bahia

    Doutoranda no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom), Universidade Federal da Bahia (UFBA), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

  • Othon Jambeiro, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Comunicação pela Universidade de Westminster, Londres, Reino Unido. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1B, CA AC. 

  • Fábio Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

O audiovisual no campo da economia política da comunicação: abordagens, métodos e notas para uma agenda de pesquisa. (2017). Revista Extraprensa, 10(2), 04-23. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.121975