“Blogueirinha rica não entende de Brasil”: cobrança pelo posicionamento político e manifestações de influenciadores na internet

Autores

  • Marina Paula Darcie Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Maicon José de Faria Milanezi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152260

Palavras-chave:

Comunicação, Influenciadores Digitais, Público, Privado, Política

Resumo

Os novos arranjos comunicacionais apresentados por nossa sociedade em vias de midiatização promovem a modificação das dinâmicas institucionais e a transformação de suas práticas, que serão influenciadas pela presença de novos dispositivos de comunicação e as exigências e possibilidades apresentadas por eles. Estar presente nas redes sociais digitais é uma das formas que o indivíduo encontra para consumir, produzir e propagar informação e participar da significação de mensagens, incluindo as de cunho político em tempos de eleição. Salientamos o crescimento de sujeitos na internet que alcançam a concepção de celebridade virtual e frisamos a crescente ênfase biográfica nos discursos, o que provoca transformações que afetam a subjetividade contemporânea e reconfiguram campos como público x privado e esmaecem o entendimento do que precisa ou não ser compartilhado. Em ocasião das Eleições 2018 e do movimento #EleNão em repúdio ao candidato Jair Bolsonaro, muitos fãs cobraram um posicionamento político de seus ídolos virtuais sobre serem favoráveis ou contrários à campanha. Com vistas a esse cenário, utilizando a pesquisa qualitativa, objetivamos observar a publicação da influenciadora virtual Bruna Vieira, em seu Instagram, para compreender a recepção do seu posicionamento pelos fãs e as consequências geradas pela exposição dessa sua escolha privada, como a perda de muitos inscritos em suas redes de conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Paula Darcie, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

    Radialista, mestra em Comunicação Midiática e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Bauru – SP, Brasil. Integrante do grupo de Pesquisa PCLA - Pensamento Comunicacional Latino-Americano. 

  • Maicon José de Faria Milanezi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

    Radialista e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. 

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BAYM, Nancy K. Fãs ou amigos? Enxergando a mídia social como fazem os músicos. Matrizes nº1, São Paulo, 2013.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versos campos sociais. In: MATOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda Aparecida. Mediação e Midiatização: Livro Compós 2012. Salvador/Brasília: UFBA/COMPÓS, 2012. p. 31-52.
BRAGA, José Luiz. Midiatização como processo interacional de referência. In: E-COMPÓS, 16., 2006. Anais. Bauru, Unesp, 2006.
CAMPANELLA, Bruno; NANTES, Joana d'Arc; FERNANDES, Paula. Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama. Comunicação, Mídia e Consumo, Vol. 15, 2018.
CARREIRA, K. Youtuber e conteúdo audiovisual propagável, 2015. Disponível em http://www.labcomdata.com.br/wp-content/uploads/2015/12/CarreiraKCPaperVersa%CC%83oFinal.pdf Acesso em 12 de janeiro de 2016.
FREIRE, Fernanda. Eleições da Zueira: Memes, humor e política nas eleições presidenciais de 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2016.
HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, v. 5, n. 2, 2012.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, v. 8, n. 1, 2014a.
HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014b.
LEMOS, André. A arte da vida: diários pessoais e webcams na Internet. XI COMPÓS. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2002.
LEMOS, André. Ciberativismo. 2003. Disponível em: < https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/ciberativismo.pdf>. Acessado em: 12 out. 2018.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MARWICK, Alice; BOYD, Danah. To see and be seen: celebrity practice on Twitter. Convergence. 1.7, 2011.

ROSSETTO, Graça Penha Nascimento. Fazendo política no TWITTER: como os efeitos estimados das mensagens influenciam as ações e os usos da plataforma. 2014. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação.
PRIMO, A. Existem celebridades da e na blogosfera? Reputação e renome em blogs. In: XVIII Encontro Anual da Compós, 2009, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: Puc Minas, 2009.
SIBILIA, Paula. A intimidade escancarada na rede: blogs e webcams subvertem a oposição público/privado. Intercom 2003 – XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte, 2003.
SIBILIA, Paula. Celebridade para todos: um antídoto contra a solidão? In. Ciência e Cultura, volume 62, n.2. São Paulo, 2010.
WESCHENFELDER, A. Transformações da expert em celebridade: O caso Camila Coelho. In: III Colóquio Semiótica das Mídias - Pentálogo V Dicotomia Público/Privado: Estamos no caminho certo? Japaratinga. Anais do Colóquio Semiótica das Mídias. Japaratinga: CISECO, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

“Blogueirinha rica não entende de Brasil”: cobrança pelo posicionamento político e manifestações de influenciadores na internet. (2019). Revista Extraprensa, 12, 274-289. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152260