Glow: aspectos do pro-wrestling feminino no Netflix

Autores

  • Carlos Cesar Domingos do Amaral Universidade São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152288

Palavras-chave:

GLOW., Luta Livre., Netflix., Pro-Wrestling Feminino., Seriado.

Resumo

A Luta Livre continua sendo assunto no seriado produzido pela Netflix, GLOW. As lutadoras na segunda temporada estão mais acostumadas ao que o Pro-Wrestling exige. Dessa maneira o objetivo desse artigo é compreender como a Luta Livre é apresentada nos aspectos das histórias em ringue e de vida que condicionam a sequência da produção americana. A metodologia visa analisar os dez episódios da segunda temporada e conta com autores como DoAmaral (2016), Barthes (1972), Drago (2007) e outros para a explicação da Luta Livre, assim como apresentar sua representatividade no cenário do esporte e entretenimento. Resultados mostram que se manteve a continuação a confrontar as faces malignas e heroica. Pode-se apontar também que as lutas também melhoraram, após dificuldades encontradas no enredo dos episódios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Cesar Domingos do Amaral, Universidade São Caetano do Sul (USCS)

    Mestre em Comunicação na Universidade São Caetano do Sul – USCS. Jornalista pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Especialista em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU Faculdades Metropolitanas Unidas. Autor dos livros: Luta Livre: Esporte de Entretenimento, WWE e Outras Plataformas; As Inovações da Luta Livre no Brasil (1950 até 2016); Luta Livre: TNA, ROH e Demais Ensaios.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buongermind e Pedro de Souza. -São Paulo: Difusão Europeia do Livro. 1972.

DOAMARAL, Carlos Cesar Domingos. Luta Livre: Esporte de Entretenimento, WWE e Outras Plataformas. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016.

DRAGO. Telecatch: Almanaque da Luta Livre. São Paulo: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Glow: aspectos do pro-wrestling feminino no Netflix. (2019). Revista Extraprensa, 12, 49-61. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152288