Por um modelo de emissora Educativa

reflexões sobre a qualidade da TV USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152795

Palavras-chave:

Trajetória, TV USP, Qualidade, TV Educativa

Resumo

Este estudo buscou investigar a trajetória da TV USP, uma central de produção televisiva que funcionou durante dezoito anos nas dependências da Universidade de São Paulo e exibiu a sua produção por meio do Canal Universitário de São Paulo em consórcio com outras oito universidades da cidade. Buscou-se entender como a TV USP concebeu e incorporou a questão da qualidade na TV, com base nas propostas de Mulgan. A metodologia contou com entrevistas, pesquisa bibliográfica e análise de programas. Mesmo não se configurando como uma concessão de TV, a emissora desenvolveu uma produção de qualidade, com uma proposta diferente da televisão comercial, podendo se configurar como uma emissora educativa.

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Biografia do Autor

  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    É graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1990) e tem mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi editoraassistente da Revista PJ:BR Jornalismo Brasileiro de 2005 até 2011 e desde 2009 é professora associada de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi diretora científica de Rede Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias Visual e Audiovisual (2008-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando como assessora de imprensa e telejornalista. Atuou em campanhas eleitorais e ministra cursos de media training. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN de 2013 a 2017. Atualmente é coordenadora do PPgEm da UFRN (2017-2019). É vice-coordenadora do grupo de pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

Kneipp, V. A. P. (2019). Por um modelo de emissora Educativa: reflexões sobre a qualidade da TV USP. Revista Extraprensa, 12(2), 220-239. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152795