Exposições blockbuster: mecenato privado e política cultural no Brasil

Autores

  • Marina Araujo Miorim Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153207

Palavras-chave:

exposições blockbuster, mecenato, política cultural, capitalismo financeiro

Resumo

Qual é o papel das artes visuais na sociedade contemporânea? Como as determinações econômicas se relacionam com a produção, distribuição e fruição artística? Como as políticas culturais fomentam a experiência estética e quais setores da sociedade as impulsionam?

Essas são algumas das perguntas que mobilizam a reflexão em torno das exposições internacionais de arte que aportam no Brasil desde a década de 1990, e que dinamizam o setor cultural provocando um fenômeno de visitação crescente na história brasileira. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é fazer um balanço preliminar acerca dos aspectos políticos, econômicos e sociais da arte, bem como apresentar algumas informações acerca das exposições blockbuster para que sejam identificadas interfaces da circulação desses eventos artísticos com o contexto contemporâneo.

 

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Biografia do Autor

  • Marina Araujo Miorim, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - USP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP, e bacharel em Sociologia – UNESP/Campus Araraquara. Autora do livroTeatro e Educação dos sentidos: a experiência da Brava Companhia.

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Miorim, M. A. (2019). Exposições blockbuster: mecenato privado e política cultural no Brasil. Revista Extraprensa, 12, 62-77. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153207