Ocorrências de anáforas encapsuladoras em redações do Enem

Autores

  • Roberlei Alves Bertucci Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-4014-5610
  • Andréa Jacqueline Malheiros Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wanderlei de Souza Lopes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v22i1p81-102

Palavras-chave:

Anáfora, Encapsulamento, Redação, Enem

Resumo

Este trabalho pretende verificar como as anáforas encapsuladoras – também conhecidas como encapsulamentos – são utilizadas como rótulos avaliativos no gênero “redação do Enem”. Primeiramente, destacamos a importância da referenciação pelas anáforas, por serem um meio relevante para a coesão textual. Depois, ressaltamos o papel dos encapsulamentos em sumarizar e rotular porções textuais, construindo objetos de discurso essenciais para a coesão e, no caso dos textos argumentativos, para o posicionamento do autor (Koch, 2004; Cavalcante, 2005; Bertucci, 2006). Nosso corpus é constituído de 31 redações nota 1000 no Enem de 2018. Após a seleção, quantificamos a ocorrência das anáforas encapsuladoras, distinguindo-as entre descritivas e opinativas. Verificamos que: i) apenas 2 redações não apresentavam os encapsulamentos sob análise; ii) houve uma ocorrência maior do tipo descritivo (79%); e iii) em apenas dois textos o tipo opinativo se sobressaiu. Do ponto de vista qualitativo, decidimos analisar dois casos. Em ambos, a análise corrobora a ideia de que essas anáforas são essenciais para a coesão do texto e, no caso do gênero redação do Enem, são essenciais também para o direcionamento argumentativo do texto. Não à toa, foram avaliados com a nota máxima no Exame.

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Biografia do Autor

  • Roberlei Alves Bertucci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduou-se em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2004); é mestre em Letras (Estudos Lingüísticos) pela UFPR (2007) e doutor em Lingüística pela USP (2011), tendo feito parte de seu doutorado na Université Paris 8 (2009-2010), sob orientação da Profa. Dra. Brenda Laca. Desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado na Bar-Ilan University em Israel (2012), sob orientação da Profa. Dra. Susan Rothstein. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Interessa-se por diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como: sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro; descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas; e aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais.

  • Andréa Jacqueline Malheiros, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduanda em Letras Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

  • Wanderlei de Souza Lopes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduando em Letras Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ocorrências de anáforas encapsuladoras em redações do Enem. (2020). Filologia E Linguística Portuguesa, 22(1), 81-102. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v22i1p81-102