O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Autores

  • Léia Aparecida Veiga Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843

Palavras-chave:

College education. Teacher training. Problem-based learning (PBL). Geography.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de discutir o uso da metodologia ativa a partir de uma problematização junto à formação inicial do professor de geografia, buscando mesclar elementos da PBL (problem-based learning) com o júri simulado. Diferentemente do modelo convencional adotado nas instituições de ensino, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) parte do problema para motivar e iniciar a aprendizagem. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos da PBL juntamente com a prática do júri simulado numa disciplina presencial do curso de geografia na Universidade Estadual de Londrina. No que tange aos resultados, é possível afirmar que, entre os grupos de alunos que se envolveram na atividade, esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos ampliou seu conhecimento e reforçou sua autonomia, suas decisões e sua responsabilidade com o compromisso assumido.

 

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Biografia do Autor

  • Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina

    Possui graduação em Geografia - Licenciatura 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Áreas de interesse: Produção do espaço urbano, Indústria e trabalho, Planejamento urbano e regional, Participação popular nas políticas públicas, Geografia e Ensino, Geografia e Educação Especial, Geografia e Educação Ambiental, Geografia e Diversidade, Educação não formal.

  • Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010).

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Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VEIGA, Léia Aparecida; FONSECA, Ricardo Lopes. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 22, n. 1, p. 153–171, 2018. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/125843.. Acesso em: 19 abr. 2024.