A ilha de calor urbana e o uso e cobertura do solo em São Paulo-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.97783

Palavras-chave:

ilha de calor urbana, uso do solo, índice de área foliar, São Paulo, Temperatura da superfície.

Resumo

Este trabalho avalia e apresenta a relação espacial entre os diferentes padrões de uso e cobertura do solo e suas respostas térmicas, para compreender a conformação es-pacial do fenômeno da ilha de calor urbana no território de São Paulo-SP. Para tanto, às análises descritiva e comparativa seguiu-se a integrada descritiva. As variáveis tes-tadas na análise espacial foram o índice de área foliar, a temperatura da superfície e o uso do solo, além da classificação térmica da ilha de calor urbana. Verificou-se que os ambientes sem vegetação, principalmente nos espaços ocupados por atividades industriais, de comércio ou serviços, apresentaram forte intensidade do fenômeno, com diferenças de temperatura da superfície superiores a 8 °C. Assim, constatamos a importância do arboreto urbano e de áreas verdes para amenizar as temperaturas da superfície dos espaços urbanos do município de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hugo Rogério Barros, Universidade de São Paulo

    Poosui experiência em Geociências com enfase Geotecnologias aplicado a Geografia- Fisica e Urbana. Atuou em projetos de uso de geoprocessamento para planejamento territórial no Serviço Geológico do Brasil/CPRM-SUREG,Recife. Foi monitor na capacitação das prefeituras do estado de PE no uso de Geoprocessamento como ferramenta de planejamento e gestão do espaço urbano, por três anos pelo Ministério das Cidades. Foi Bolsista do CNPq de Apoio Tecnico em Extensão no País nível b, atuando em projetos de aplicações de sensoriamento remoto no estudo espaço-temporal e das propiedades físicas,químicas e biológicas da vegetação dos ecossistemas de Mata Atlântica, Manguezal e Caatinga do estado de PE e PB.

  • Magda Adelaide Lombardo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Professora Titular do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre: Clima Urbano, Planejamento Urbano e Geoprocessamento e possui Pós-Doutorados nas Universidades Internacionais de Berkeley CA, EUA; Universidade de Stanford CA, USA; Universidade de San Jose CA, USA; Universidade de Maryland USA; Universidade de Colombia NY, USA; Laboratório Goddard Space Nasa NY, USA; Departamento de Arquitetura da Universidade de Kassel, Alemanha; Istituto de Geografia da Universidade de Lisboa, Portugal e Universidade Nova Lisboa, Portugal. Representante das ONGs nas negociações de mudanças climáticas desde 1989. Obteve Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1978) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-Docência (1995) na Universidade de São Paulo. Tem experiência nos seguintes temas: Planejamento Urbano, Políticas Públicas, Educação, Qualidade ambiental Urbana, Clima urbano, Ilhas de Calor, Geoprocessamento, Brownfields e Sustentabilidade sócio-ambiental.

Referências

CATUZZO, H. Telhado Verde: Impacto positivo na temperature e umidade do ar. O caso da Cidade de São Paulo. Tese defendida na Universida de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo. 2013.

LOMBARDO, M.A. Ilha de Calor nas Metrópoles: O exemplo de São Paulo. São Paulo, 1985.

RIBEIRO,H.P. Ilha de Calor na Cidade de São Paulo: sua dinâmica e efeitos na saúde da população. Tese de livre-docência. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo na área de gerenciamento ambiental, São Paulo.1996.

TARIFA, J. R.; ARMANI, G. " Unidades climáticas Urbanas" in Tarifa, J. R. & Azevedo, T. R. de, orgs, Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática. GEOUSP - Novos Caminhos, n.4. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo. 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARROS, Hugo Rogério; LOMBARDO, Magda Adelaide. A ilha de calor urbana e o uso e cobertura do solo em São Paulo-SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 160–177, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.97783. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/97783.. Acesso em: 24 abr. 2024.