Estratégias para ensino de orçamentação com adoção de BIM em ambiente acadêmico

Autores

  • Leticia Mattana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lisiane Ilha Librelotto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i3.139505

Palavras-chave:

BIM, ensino, arquitetura, Quantidades

Resumo

Um dos grandes desafios das universidades é a introdução de inovações tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, instruindo alunos a compreender novas técnicas e ferramentas que poderão ser utilizadas na vida profissional. Este artigo descreve estratégias para uma disciplina de gestão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da prática pelo uso de ferramentas BIM (Building Information Modelling), que envolveram o planejamento de projetos e obras, principalmente a orçamentação. Trata-se da disciplina Tecnologia das Edificações IV (TEC IV), da 6ª fase do referido curso. O método foi aplicado nos semestres 2016/1 e 2017/1 e envolveu a simulação do processo produtivo de um jogo chamado LEAPCON Game e, posteriormente, o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao levantamento de quantidades para orçamentação, usando BIM. Os resultados indicam que a colaboração entre os alunos e a qualidade da modelagem são essenciais para o sucesso do levantamento de quantitativos de modelos BIM, e que a inserção destas ferramentas em ambiente acadêmico é importante para auxiliar na preparação dos futuros profissionais para atuação no mercado.

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégias para ensino de orçamentação com adoção de BIM em ambiente acadêmico. (2018). Gestão & Tecnologia De Projetos, 13(3), 97-118. https://doi.org/10.11606/gtp.v13i3.139505