Iracema, a virgem dos lábios de mel: negação e afirmação da indianidade no Ceará contemporâneo

Autores

  • Joceny de Deus Pinheiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção e Acarape, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116353

Palavras-chave:

Iracema, indianidade, identificação indígena, mestiçagem

Resumo

O presente artigo explora o lugar da imagem romântica de Iracema, figura literária criada por José de Alencar, enquanto símbolo de cearensidade e indianidade que é evocado em representações discursivas do cotidiano cearense tanto para negar quanto para afirmar processos de identificação indígena contemporâneos. Exemplos etnográficos oriundos de uma pesquisa de campo realizada no estado do Ceará, ao longo de vários anos (1998-2008), com lideranças indígenas dos povos Pitaguary, Tapeba, Tremembé, Jenipapo-Kanindé e Potyguara, demonstram que, se, por um lado, a imagem-símbolo de Iracema é utilizada para desautorizar a fala daqueles que reivindicam o reconhecimento de sua identidade étnico-racial, por outro, ela é apropriada como uma referência ou modelo de indianidade que serve justamente para autenticar uma auto-identificação em que os sujeitos se concebem sobretudo como indígenas, ao mesmo tempo em que se veem como pertencentes a populações mestiças – de caboclos, negros, sertanejos ou simplesmente “índios misturados”, assim revelando uma realidade em que várias formas de categorização identitária não excluem uma ênfase na noção de indianidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joceny de Deus Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção e Acarape, Ceará

    Possui bacharelado em Ciências Sociais (1998) e mestrado em Sociologia (2002) pela Universidade Federal do Ceará, assim como mestrado em Antropologia Visual (2003) e doutorado em Antropologia Social com Mídia Visual (2009) pela Universidade de Manchester. Desenvolveu pesquisa junto a populações indígenas e quilombolas, com produção científica voltada para o debate sobre movimentos sociais e lutas por acesso à terra; sobre lideranças comunitárias, atuação do Estado e políticas públicas; bem como processos de identificação étnica e racial. Aliado a esses temas, e em articulação com o texto, explora as possibilidades de produção do conhecimento a partir da fotografia, do vídeo e dos registros sonoros. Atuou como docente nos departamentos de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (2001-2002), de Antropologia Social da Universidade de Manchester (2004-2005 e 2007-2009), do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Som e da Imagem em Documentário da Universidade Nacional de Artes de Tainan/Taiwan (2009-2010), e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia da Universidade Federal da Bahia (2011-2013). Desde 2013, é professora adjunta do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), sediada nas cidades de Redenção e Acarape, no estado do Ceará.

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Iracema, a Virgem Dos lábios De Mel: Negação E afirmação Da Indianidade No Ceará contemporâneo”. 2016. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 1 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116353.