Arquivos e Imagens (Pós) Coloniais: Contribuições Analíticas sobre duas Coleções Fotográficas

Autores

  • Bruna Nunes da Costa Triana Universidade de São Paulo, São Paulo. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129127

Palavras-chave:

Gêneros fotográficos, Olhar etnográfico, Fotojornalismo, Colonialismo, Arquivo

Resumo

O objetivo do texto é aproximar os gêneros da fotografia etnográfica e documentária, de modo a problematizar a forma como as duas tradições se utilizaram dos discursos sobre “verdade” e “real” vigentes em cada período para conferir inteligibilidade e legitimidade às respectivas práticas. Para tanto, mobilizam-se os acervos fotográficos do português José Augusto da Cunha Moraes (1855-1933) e do moçambicano Ricardo Rangel (1924-2009), a fim de lançar luz sobre convenções técnicas e estéticas estabelecidas em cada momento e que foram incorporadas nas produções fotográficas dos dois artistas. O argumento é de que a crença numa realidade exterior, passível de ser integralmente capturada, seja para fins de produção de conhecimento científico ou de denúncia social, norteou ambas as práticas.

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Biografia do Autor

  • Bruna Nunes da Costa Triana, Universidade de São Paulo, São Paulo. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social
    Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora associada do Grupo de Antropologia Visual(GRAVI/USP). Realiza pesquisa sobre os temas de fotografia, memória, arquivo e colonialismo

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Arquivos E Imagens (Pós) Coloniais: Contribuições Analíticas Sobre Duas Coleções Fotográficas”. 2017. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129127.