Vídeo-Ritual: Circuitos Imagéticos e Filmagens Rituais entre os Mebêngôkre - Kayapó (Dossiê Olhares Cruzados)

Autores

  • André Demarchi Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Madi Dias Musée du quai Branly

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142190

Palavras-chave:

Vídeo, Ritual, Beleza, Mebêngôkre (Kayapó)

Resumo

Este artigo apresenta algumas redes de relações imagéticas e rituais existentes entre aldeias mebêngôkre, continuando o trabalho de descrição e análise da produção cultural (e ritual) contemporânea desse povo indígena habitante da Floresta Amazônica e falante de uma língua Jê. Parte-se dos resultados obtidos em pesquisas já publicadas sobre a intricada relação entre a produção de vídeos e a produção ritual. Considerando que as tecnologias de reprodução de imagens foram apropriadas pelos Mebêngôkre há mais de três décadas, busca-se expor não apenas as características específicas dos circuitos imagéticos contemporâneos, mas também as especificidades do produto visual de maior circulação nessa vasta rede: as filmagens rituais. O objetivo deste trabalho é, portanto, duplo: demonstrar a importância da circulação de imagens entre as diferentes aldeias mebêngôkre e responder a pergunta sobre o porquê de serem as filmagens rituais os principais artefatos imagéticos que circulam nessa rede. Ao fim, propõe-se a ideia de uma ética transgeracional mebêngôkre presente na produção e circulação das filmagens rituais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Demarchi, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor e pesquisador na Universidade Federal do Tocantins, onde leciona no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade. Realiza pesquisas com os Mebêngôkre (Kayapó) desde 2009. Membro do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI-UFT).
  • Diego Madi Dias, Musée du quai Branly
    Doutor em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador de pós-doutorado no Musée du quai Branly (MQB), Paris, França. Realizou pesquisas com os Mebêngôkre (Kayapó) e Guna (Kuna).

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Vídeo-Ritual: Circuitos Imagéticos E Filmagens Rituais Entre Os Mebêngôkre - Kayapó (Dossiê Olhares Cruzados)”. 2018. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142190.