Avaliação por portfólio na Pedagogia: desenvolvendo o processo reflexivo nos futuros professores

Autores

  • Bárbara Popp Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p91-94

Palavras-chave:

Portfólios. Avaliação com Portfóli., Avaliação de Alunos. Métodos de Avaliação. Educação Superior

Resumo

O uso de portfólio tem sido frequentemente incentivado como um instrumento para estimular o pensamento reflexivo, embora poucos estudos tenham examinado o uso de portfólios como forma de avaliação em cursos superiores de formação de professores. Este trabalho discute a experiência de usar o portfólio como forma de avaliação em dois grupos de estudantes em um curso de Pedagogia, em uma instituição de Ensino Superior em São Paulo, durante o primeiro semestre de 2015, na disciplina Alfabetização e Letramento. O uso de portfólio como forma de avaliação de alunos de curso de Pedagogia foi motivado pela necessidade de desenvolver instrumentos de avaliação reflexiva, que permitam ao estudante uma autoavaliação reflexiva sobre suas habilidades práticas, mais importante ainda no caso de professores alfabetizadores. Os resultados demonstraram que é possível e desejável o desenvolvimento de um instrumento de avaliação reflexiva para estudantes universitários, que precisam desenvolver um processo reflexivo de sua prática profissional e permita aos alunos se tornarem conscientes do seu processo de aprendizagem e uma forma concreta de valorizar seu próprio trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Avaliação por portfólio na Pedagogia: desenvolvendo o processo reflexivo nos futuros professores. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 91–94, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p91-94. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123912.. Acesso em: 28 mar. 2024.