A percepção de estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo acerca da disciplina de Resolução de Problemas I e II.

Autores

  • Juliana Pedreschi Rodrigues Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p119-126

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Protagonismo estudantil

Resumo

Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a experiência de tutoria de estudantes de graduação no Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo que cursaram a disciplina de Resolução de Problemas I e II, baseada na metodologia de aprendizagem baseada em problemas, o PBL (Problem-based Learning). Assim sendo, o objetivo principal do presente estudo foi demostrar como se dá esse processo de aprendizagem ativa e as peculiaridades deste tipo de estratégia ao longo de quinze semanas, além da comparação desta metodologia com experiências de aprendizagens que os estudantes vivenciaram no ensino fundamental e médio. Em considerações finais discute-se aspectos positivos e negativos observados nesta metodologia de aprendizagem ativa, as diferenças apreendidas pelos estudantes nos momentos de construção de seus conhecimentos e as particularidades da relação tutor/estudante e estudante/estudante presentes ao longo do processo de aprendizagem por resolução de problemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Pedreschi Rodrigues, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

RODRIGUES, Juliana Pedreschi; PACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolo. A percepção de estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo acerca da disciplina de Resolução de Problemas I e II. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 119–126, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p119-126. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124085.. Acesso em: 19 abr. 2024.