A Cerâmica como Elemento Facilitador do Processo de Aprendizagem do Uso de Modelos Físicos como Ferramenta de Projeto

Autores

  • Cristiane Aun Bertoldi Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p91-97

Palavras-chave:

Modelos Físicos, Ensino de Projeto, Cerâmica, Protótipo.

Resumo

Este trabalho trata da necessidade de construção e do uso de modelos físicos como ferramentas de projeto, perpassando por todas as suas fases de desenvolvimento, desde a geração de conceitos até a validação de protótipos. Aponta como estratégia para o processo de aprendizagem em design o estímulo para o desenvolvimento de um projeto de produto cerâmico, visando à possibilidade de se chegar à obtenção de protótipos, aproximando a atividade de projeto da realidade encontrada na produção fabril. Os produtos cerâmicos são simples, compostos por poucos elementos unidos durante a conformação. Eles são confeccionados por processos tradicionais e acessíveis e apresentam baixa complexidade tecnológica. Propor o uso de materiais cerâmicos possibilita que o aluno organize o pensamento projetivo em função do comportamento do material e dos processos de fabricação e passe a compreender suas implicações no desenho de produtos, auxiliando a tomada de decisões durante o desenvolvimento do projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

BERTOLDI, Cristiane Aun. A Cerâmica como Elemento Facilitador do Processo de Aprendizagem do Uso de Modelos Físicos como Ferramenta de Projeto. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 91–97, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p91-97. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124419.. Acesso em: 18 abr. 2024.