E-Book Planejamento do Ensino: Apoio para a Formação de Estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

Autores

  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Luciane Sá de Andrade Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Adriana Katia Corrêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria José Clapis Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p47-53

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Planejamento de Ensino, E-book.

Resumo

Buscou-se aqui relatar o processo de construção de um livro digital sobre planejamento do ensino no contexto da Educação Básica e Profissional em Enfermagem para ser utilizado como recurso auxiliar por alunos de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Tal iniciativa deu-se a partir do trabalho de um grupo interdisciplinar de docentes que adotou o referencial teórico da problematização, e, para a construção da metodologia empregada, utilizou quatro fases sequenciais: definição do escopo, planejamento, produção e implementação. Para a avaliação do e-book foram convidados oito experts em conteúdo. Na primeira etapa, o grupo de docentes realizou vários encontros, e optou-se pela estruturação seguindo as etapas de um plano de aula. Assim, foi produzido um e-book de onze páginas no qual foram reunidos texto e mídias como links para vídeos armazenados na internet. Na avaliação de layout e conteúdo, os peritos emitiram opiniões as quais foram incorporadas na versão final do e-book. Concluiu-se que desenvolver o livro digital possibilitou a atuação interdisciplinar docente. Além disso, a obra em questão contribui para suprir a lacuna existente de materiais educativos e inovação no processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Enfermagem, de modo a atender ao novo perfil de alunos que se apresenta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALONSO, Katia M. “Algumas Considerações sobre Educação a Distância, Aprendizagens e a Gestão de Sistemas Não Presenciais de Ensino”. In: PRETI, Osvaldo et al. (orgs.). Educação a Distância: Ressignificando Práticas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo & ALVES, Leonir Pessate. “Estratégias de Ensinagem”. In: Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as Estratégias de Trabalho em Aula. 5. ed. Joinville, SC: Univille, 2005.

BERNARDO, Vinicius. Metodologia para Desenvolvimento de Projeto Multimídia Aplicado ao Ensino da Medicina. Dissertação (Mestrado), Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 1996.

CECCHETTINI, Eliane. “Introdução”. In: VERAS, Marcelo (org.). Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais. São Paulo: Atlas, 2011, p. 9.

COGO, Ana Luisa Petersen; SILVEIRA, Denise Tolfo; PEDRO, Eva Neri Rubim et al. “Aprendizagem de Sinais Vitais Utilizando Objetos Digitais: Opinião de Estudantes de Enfermagem”. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, vol. 31, pp. 435-441, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GALVÃO, Elizabeth Correia Ferreira & PUSCHEL, Vilanice Alves Araújo. “Aplicativo Multimídia em Plataforma Móvel para o Ensino da Mensuração da Pressão Venosa Central”. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, vol. 46, n. spe, pp. 107-115, 2012.

GÓES, Fernanda dos Santos Nogueira; ANDRADE, Luciane Sa; MISHIMA, Silvana Martins et al. Plano de Aula: Apoio e Fundamentos para Prática Docente – Ebook. Ribeirão Preto, SP: Fierp – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2015, vol. 1, 11 p.

JENSEN, Rodrigo; GUEDES, Erika de Souza & LEITE, Maria Madalena Januário. “Informatics Competencies Essential to Decision Making in Nursing Management”. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, vol. 50, n. 1, pp. 109-117, fev. 2016.

JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti & KURCGANT, Paulina. “Tecnologia Educacional: Avaliação de um Web Site sobre Escala de Pessoal de Enfermagem”. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, vol. 43, n. 3, pp. 512-519, set. 2009.

LEAL, Regina Barros. “Planejamento de Ensino: Peculiaridades Significativas”. Revista Iberoamericana de Educación, Evora, n. 3, pp. 1-6, 2005.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAIZTEGUI, Alberto; ACEVEDO, João A.; CACHAPUZ, Antonio et al. “Papel de la Tecnología en la Educación Científica: una Dimensión Olvidada”. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, 2002.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; GUERREIRO, Maria das Graças da Silva; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães et al. “Projeto Político Pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem”. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, vol. 44, n. 3, pp. 679-686, 2010.

PARIGI, Dayane Mayara Gambini; TOMAZELLI, Priscila Caccer; ALMEIDA, Denise Maria de et al. “Construção da Identidade Docente na Formação de Professores de Enfermagem: Reflexão Mediada por Tecnologias Digitais”. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, vol. 49, n. spe2, pp. 144-149, 2015.

STUMPF, Alexsandro; GONÇALVES, Berenice Santos; PEREIRA, Alice Teresinha Cybis & GONÇALVES, Marilia Matos. “O Livro Digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Utilização da Hipermídia como Novas Possibilidades de Leitura”. 5º Conahpa, Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Pelotas, RS, 2011.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP-USP. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2014.

VIRGINIO, Rennam & NICOLAU, Marcos. “Livro Digital: Percalços e Artimanhas de um Mercado em Reconfiguração”. Revista Temática, Paraíba, 2012.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

E-Book Planejamento do Ensino: Apoio para a Formação de Estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 47–53, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p47-53. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/131590.. Acesso em: 28 mar. 2024.