Sistema de Medição de Desempenho na Graduação em Engenharia: Aplicação em um Curso de Engenharia de Produção

Autores

  • Víctor Cussiol Macul Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Produção
  • Andre Bain Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Produção
  • Eduardo de Senzi Zancul Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p33-43

Palavras-chave:

Sistema de Medição de Desempenho (SMD), Indicadores de Desempenho, Balanced Scorecard (BSC), Ensino Superior, Educação Superior.

Resumo

A medição do desempenho é uma importante ferramenta para a gestão da educação em instituições de ensino superior. Nelas, esse tipo de mensuração é especialmente interessante, pois se revela útil para a gestão da universidade, sobretudo no que diz respeito ao acompanhamento de resultados e metas e ao atendimento de demandas externas. Diversos stakeholders (gestores acadêmicos, coordenadores de curso, instituições de governo, entidades de fomento, dentre outros) buscam cada vez mais clareza sobre o desempenho das universidades para direcionar políticas e investimentos. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo uma proposta de ferramenta que cumpra a demanda de medição de desempenho de seu curso de graduação. Por meio da aplicação de metodologia específica, foi desenvolvida uma proposta de um conjunto de indicadores de desempenho para graduação em Engenharia. Como principais resultados, destacam-se: a definição de um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) aplicável na educação superior; a identificação de requisitos operacionais para indicadores; a seleção de indicadores de desempenho específicos; a definição de um formato adequado de ficha de indicadores; e a confecção de um painel de gestão (dashboard). Nesse sentido, o presente trabalho pode servir de referência para a elaboração de sistemas semelhantes de medição de desempenho em outros cursos de graduação em Engenharia, tendo em vista a melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sistema de Medição de Desempenho na Graduação em Engenharia: Aplicação em um Curso de Engenharia de Produção. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 33–43, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p33-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147905.. Acesso em: 29 mar. 2024.