Aulas Práticas de Laboratório como Método de Ensino de Genética Molecular

Autores

  • Andressa Monteiro Venturini Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Laboratório de Biologia Celular e Molecular
  • Leandro Fonseca de Souza Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Laboratório de Biologia Celular e Molecular
  • Naissa Maria Silvestre Dias Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Laboratório de Biogeoquímica Ambiental
  • Claudia Barros Monteiro-Vitorello Universidade de São Paulo.Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Laboratório de Genética de Microrganismos “Prof. João Lúcio de Azevedo”
  • Maria Carolina Quecine Universidade de São Paulo.Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Laboratório de Genética de Microrganismos “Prof. João Lúcio de Azevedo”

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p81-85

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino Superior, Ciências, Protagonismo, Motivação.

Resumo

A genética é considerada uma das mais difíceis ciências para estudantes do ensino superior; assim, diferentes métodos de ensino devem ser utilizados para facilitar o seu processo de ensino-aprendizagem e tornar os alunos os protagonistas de seus saberes. Neste relato, foi avaliado o emprego de aulas práticas de laboratório como método de ensino na disciplina de Genética Molecular por meio das seguintes técnicas avaliativas: quizzes, questionário e observação em sala de aula. O conjunto de dados coletados em uma turma ao longo de um semestre demonstrou que o uso de aulas práticas favoreceu a aprendizagem dos conteúdos e procedimentos da pesquisa científica em genética molecular, além de aumentar a motivação dos alunos e promover o trabalho em grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Aulas Práticas de Laboratório como Método de Ensino de Genética Molecular. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 81–85, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p81-85. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147909.. Acesso em: 28 mar. 2024.