Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem no Curso de Direito: Breves Relatos da Experiência na Faculdade Ages

Autores

  • Celso Eduardo Santos De Melo Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p107-112

Palavras-chave:

Problematização, Ensino, Direito, Metodologia.

Resumo

Este relato tem por finalidade expor uma experiência de utilização de metodologia ativa de ensino e aprendizagem no curso de Direito da Faculdade Ages. A base metodológica empregada pretende incentivar o estudante a buscar elementos para a elaboração de casos para estudo (narrativas com propósitos educativos produzidas a partir da realidade vivenciada pelos alunos), que serão vistos em todos os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. O modelo ora apresentado tem como objetivo reunir ensino, pesquisa e extensão em um só modus operandi. Os casos para estudo são elaborados a partir dos relatórios de observação da realidade, obtidos em projetos de extensão. Os professores de cada disciplina proporcionam discussões com “tempestade de ideias” e os alunos levantam hipóteses e formulam questionamentos que serão respondidos de acordo com a pesquisa em doutrina, legislação e jurisprudência adequadas para as hipóteses de solução dos problemas identificados. Como resultado, cada aluno apresenta um texto escrito com sua resposta e elabora um mapa conceitual relacionando os elementos práticos e teóricos que compõem sua solução para o caso indicado. Este exercício de problematização é proposto segundo o Arco de Maguerez com o objetivo de dinamizar as aulas e colocar os alunos como protagonistas de seu próprio ensino e aprendizagem.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

DE MELO, Celso Eduardo Santos. Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem no Curso de Direito: Breves Relatos da Experiência na Faculdade Ages. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 107–112, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p107-112. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147920.. Acesso em: 18 abr. 2024.