Estratégia e Propostas Alternativas para Mudanças Curriculares do Curso de Graduação em Geologia da USP

Autores

  • Rômulo Machado Universidade de São Paulo; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v4i0p11-21

Resumo

Este trabalho discute a estratégia para a reforma curricular do curso de Geologia da Universidade de São Paulo e apresenta duas propostas alternativas: uma que considera a mesma base curricular vigente e outra que considera uma base curricular diferente. A primeira proposta mantém o formato da estrutura curricular seriada em ciclos de disciplinas (básico, especí­fico, aplicado), porém introduz a interdisciplinaridade (disciplinas de conteúdo temático) e a flexibilizaçãoo curricular no final do curso (disciplinas de conteúdo complementar), e propõe a incorporação no ciclo básico - ao lado de Matemática, Estatí­stica, Fí­sica, Quí­mica, Biologia e Geologia Geral - de disciplinas como Teoria e Método, Economia e Planejamento, Administração e Relações Humanas. A segunda proposta propõe repensar a estrutura curricular do curso de Geologia a partir de novos paradigmas, paradigmas estes que devem estar em sintonia com as novas formas de organização de trabalho e de abordagem dos problemas nas empresas. Nesta proposta, os conteúdos curriculares são organizados e desenvolvidos segundo eixos (em geral, trás), sendo um deles o eixo principal do curso. A proposta é exemplificada pelo curso de Gestão Ambiental da USP Leste, cuja concepção curricular segue trás eixos: ciências de gestão ambiental, ciências da natureza e ciências humanas. Ao longo do curso estes eixos são articulados por meio de disciplinas relacionadas com grandes temas da área ambiental designadas Resolução de Problemas.

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Publicado

2007-05-01

Edição

Seção

nao definida