Geoparque: estratégia de geoconservação e projetos educacionais

Autores

  • Denise de La Corte Bacci USP; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Joseli Maria Piranha UNESP; Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
  • Paulo César Boggiani USP; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Eliane Aparecida Del Lama USP; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Geotectônica
  • Wilson Teixeira USP; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Geotectônica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v5i0p07-15

Palavras-chave:

Geoparque, Geoconservação, Projetos educacionais, Patrimônio cultural e natural, Sustentabilidade

Resumo

Desde a criação da Rede Global de Geoparques pela UNESCO em 2004, já foram implementados 58 geoparques, entre eles o primeiro geoparque brasileiro, criado em 2006: o Geoparque do Araripe (CE). Desde então, o interesse pelo tema tem sido crescente no Brasil. Contudo, por ser uma modalidade relativamente nova, há muitas incertezas ainda sobre o processo de criação de um geoparque e o seu reconhecimento oficial pela UNESCO. De outra parte, é papel da universidade promover o debate das múltiplas facetas que devem ser consideradas na implantação dos geoparques, tais como a proteção do patrimônio geológico, a gestão racional dos recursos naturais, o apoio ao desenvolvimento econômico e cultural das comunidades e, principalmente, a grande potencialidade dos projetos educacionais que podem ser realizados, beneficiando a formação de recursos humanos. Para tanto faz-se necessário desenvolver estratégias que promovam a implantação e o desenvolvimento contínuo desses projetos, os quais, por consequência, irão auxiliar a conservação do patrimônio geológico e sustentabilidade regional dos geoparques.

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Publicado

2009-10-01

Edição

Seção

nao definida