Análise do consumo sustentável na Escola de Educação Infantil Antônio José Mantuan

Autores

  • Débora Cavignato Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p55-62

Palavras-chave:

Consumo sustentável, Educação ambiental, Política dos 3 Rs.

Resumo

O ato de consumir é um problema enraizado na cultura da sociedade. O consumo mundial é 35% maior do que a Terra é capaz de renovar, o que corresponde a um processo que normalmente é realizado de forma automática e, muitas vezes, impulsiva. A prática educativa é um dos caminhos para uma sociedade sustentável, já que tem a capacidade de transformar comportamentos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver estratégias que levem a um debate sobre possíveis mudanças na comunidade escolar. A pesquisa realizada foi dividida em quatro etapas: questionário aplicado aos funcionários da escola; dinâmica de compras; palestra sobre consumo sustentável; e reunião com a equipe escolar para discutir mudanças em nossa escola a fi m de reduzir o consumo e substituir hábitos de desperdício. O questionário foi analisado propondo mudanças comportamentais nos colaboradores e novas atitudes foram adotadas, ampliando a reutilização de materiais. Dessa forma, as atividades propostas tanto com os alunos quanto para os pais, ofereceram oportunidade de incentivar a busca de alternativas para minimizar o consumismo e o desperdício.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida