Similaridades florísticas da macroflora artinskiana do Membro Siderópolis, Formação Rio Bonito (Bacia do Paraná, Brasil) com as paleofloras cisuralianas da Índia

Autores

  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Pauline Sabina Kavali Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo. Birbal Sahni Institute of Palaeosciences, Lucknow.
  • Sandra Eiko Mune Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Maria Judite Garcia Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Mahesh Shivanna Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Porto Alegre.
  • Roberto Iannuzzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Porto Alegre.
  • Karoline Gonçalves Pereira Universidade Guarulhos - UnG, Guarulhos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p53-64

Palavras-chave:

Glossopteris, Gondwana ocidental, Gondwana oriental, Artinskiano.

Resumo

Esta contribuição visa à comparação entre a paleoflora do Membro Siderópolis e as paleofloras dos andares cisuralianos das bacias gondvânicas indianas, oferecendo assim critérios adicionais para a correlação das sucessões carvoeira gondvânicas ocidentais e orientais, no intervalo do Permiano inferior. Apesar do grande número de espécies em comum com as floras do Andar Karharbari (Sakmariano), a paleoflora Siderópolis apresenta maior percentagem e diversificação do gênero Glossopteris, menos expressivas nas floras do Andar Karharbari, enquanto o complexo Gangamopteris-Noeggerathiopsis, declinante na paleoflora do Membro Siderópolis, ainda domina nas associações do referido andar indiano. Entretanto, a composição florística do nível inferior do Andar Barakar (Artinskiano), apesar de apresentar menos espécies em comum com a paleoflora Siderópolis, caracteriza-se pelo domínio e diversidade do gênero Glossopteris sobre o complexo Gangamopteris-Noeggerathiopsis, que diminui tanto em diversidade como em abundância no Barakar inferior, semelhante ao que ocorre na paleoflora brasileira aqui estudada. O declínio do estágio icehouse e a posição latitudinal semelhante das regiões gondvânicas aqui comparadas, durante o Artinskiano, teriam atuado como fatores importantes no desenvolvimento de padrões de vegetação similares nas floras geradoras de carvões no Gondwana Ocidental (Brasil) e no Oriental (Índia).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Similaridades florísticas da macroflora artinskiana do Membro Siderópolis, Formação Rio Bonito (Bacia do Paraná, Brasil) com as paleofloras cisuralianas da Índia. (2016). Geologia USP. Série Científica, 16(4), 53-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p53-64