BiblioCom: Estendendo o acervo de bibliotecas por meio de uma rede social para empréstimo de livros de acervos pessoais

Autores

  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Divino Ignácio Ribeiro Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Orlando Vieira de Castro Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Salete Teresinha Pompermaier Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Francisco Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p124-143

Palavras-chave:

Redes sociais, Bibliotecas, Programas de computador, Usabilidade

Resumo

Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo foi o desenvolvimento de um protótipo de rede social destinada ao empréstimo de livros entre os usuários da biblioteca universitária da Udesc, estendendo, dessa forma, o acervo da biblioteca com os acervos pessoais dos usuários da rede. O artigo registra um breve histórico das redes sociais na internet, pontuando a importância das novas tecnologias e como estas tem afetado a forma como buscamos informações nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa descritiva que usou como estratégia o estudo de caso. Como unidade-caso foi apresentado um protótipo de rede social destinada ao compartilhamento de livros e informações correlatas entre os usuários da biblioteca universitária da Udesc (Biblioteca Central da Udesc). São apresentados métodos de avaliação da qualidade de fontes de informação na Internet e de usabilidade dessas fontes. A partir desses critérios, avaliou-se duas alternativas de plataformas para a criação de um protótipo de aplicativo que possibilitasse a criação de uma rede social onde cada usuário pudesse disponibilizar seus livros e/ou buscar livros a serem emprestados por outros usuários. Concluiu-se que o protótipo atendeu aos requisitos operacionais propostos e que poderia ser utilizado por bibliotecas para expandir seus acervos e como alternativa de interação com usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), atuando nas áreas de tecnologia e inovação para unidades de informação.
  • Divino Ignácio Ribeiro Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), atuando nas áreas de tecnologia e inovação para unidades de informação.
  • Orlando Vieira de Castro Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Auditor Federal da Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União.
  • Salete Teresinha Pompermaier, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Assistente Social, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.
  • Francisco Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Mestrando em Gestão da Informação pela UDESC.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JULIANI, Jordan Paulesky; RIBEIRO JUNIOR, Divino Ignácio; CASTRO JUNIOR, Orlando Vieira de; POMPERMAIER, Salete Teresinha; ROSA, Francisco. BiblioCom: Estendendo o acervo de bibliotecas por meio de uma rede social para empréstimo de livros de acervos pessoais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 8, n. 2, p. 124–143, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p124-143. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/132103.. Acesso em: 18 abr. 2024.