As relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação

breve reflexão

Autores

  • Daniele Feldman Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p147-166

Palavras-chave:

Lugares de Memória, Centros de Memória, Ciência da Informação

Resumo

Este estudo objetiva efetuar uma breve reflexão acerca das relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação. Neste sentido, foi evidenciado no corpo teórico do estudo: os conceitos empreendidos acerca da memória; a diferença entre memória e história; os lugares de memória; e os sentidos empreendidos na construção de diálogos entre informação e documento na Ciência da Informação. Este estudo mostrou que a prática e teoria da área da Ciência da Informação são essenciais para a criação e o funcionamento dos Centros de Memória, uma vez que esta área viabiliza mecanismos para apropriação da informação, a fim do fluxo informacional e do conhecimento gerado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Feldman, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutoranda em Ciência da Informação - Programa de Pós-Graduação em Ciêncida da Informação - UFSC
  • Gisela Eggert Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
    Professora no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Univerisidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED), ministra aulas na graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (DPED/FAED) e no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (DBI/FAED). 

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação: breve reflexão. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 147–166, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p147-166. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/142482.. Acesso em: 29 mar. 2024.