Cultura, ideologia e hegemonia

Antonio Gramsci e o campo de estudos da informação

Autores

  • Ana Amélia Lage Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Regina Maria Marteleto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p5-24

Palavras-chave:

Informação e Cultura, Informação e Ideologia, Hegemonia, Gramsci

Resumo

As concepções epistemológicas críticas, constituídas historicamente em diálogo com as ciências históricas, sociais e humanas, colocaram em questão os referenciais fisicista, biológico e cognitivista adotados pelas primeiras teorias da informação, atraindo para o centro do debate teórico e metodológico a dimensão social do objeto informacional, tal como a sua manifestação no terreno da cultura. Ao ressaltar o caráter eminentemente social – material e simbólico, técnico e semiológico- da informação e os processos históricos que regulam as ações informacionais em seus contextos, a cultura pode ser considerada, a partir dessa compreensão, como premissa para a própria fundamentação do polissêmico conceito de informação. Este artigo busca apresentar contribuições que a rede categorial que compõe o pensamento do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci, especialmente a relação entre cultura, ideologia e hegemonia, traz para este debate.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Amélia Lage Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pós doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG

  • Regina Maria Marteleto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisadora titular do IBICT/MCTI. Professora do PPGCI/IBICT-UFRJ

    Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), Mestre em Sciences de l´Information et de la Communication (EHESS/França), Graduada em Letras (PUC/MG) e Biblioteconomia (UFMG). Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict/Eco/UFRJ. 

Downloads

Publicado

2019-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS, Ana Amélia Lage; MARTELETO, Regina Maria. Cultura, ideologia e hegemonia: Antonio Gramsci e o campo de estudos da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 10, n. 1, p. 5–24, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p5-24. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/148808.. Acesso em: 16 abr. 2024.