A gestão do conhecimento holística

análise de aderência do modelo de Tuamsuk, Phabu e Vongprasert (2013)

Autores

  • Fábio Corrêa Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) http://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Fabrício Ziviani Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)
  • Eric de Paula Ferreira Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i2p115-137

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do conhecimento holística, Tuamsuk, Phabu e Vongprasert, Análise de Conteúdo

Resumo

O paradigma holístico é apontado, de forma recorrente, como uma abordagem a ser utilizada para o desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento, visando contemplar o conhecimento em sua integralidade no âmbito organizacional. Diante desta necessidade, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aderência do modelo de Tuamsuk, Phabu e Vongprasert (2013) a Gestão do Conhecimento holística. Por meio de procedimentos metodológicos mistos, valendo-se de abordagens qualitativas-quantitativas e do método de Análise de Conteúdo, o referido modelo é examinado. Por resultado, o modelo de Tuamsuk, Phabu e Vongprasert (2013) adere parcialmente as dimensões da Gestão do Conhecimento holística. Isto permite inferir que há necessidade de desenvolvimento de novos modelos que considerem todas as vertentes expressas nesta pesquisa, pois estas são críticas para o sucesso de um gerenciamento do conhecimento holístico. Esta pesquisa contribui por evidenciar um método para análise de modelos desta natureza, permitindo que outros pesquisadores o façam de forma a revelar uma visão mais contundente de como a Gestão do Conhecimento se posiciona frente ao paradigma holístico. Assim, a análise de outros modelos, seguindo os procedimentos metodológicos aqui utilizados, é uma sugestão para pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Corrêa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

    Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC com pesquisa pautada na Gestão do Conhecimento holística. Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores,  Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

  • Fabrício Ziviani, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

  • Rodrigo Baroni de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

    Rodrigo Baroni de Carvalho possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. Recebeu certificado PUCMinas de Reconhecimento Acadêmico em 2017 pelo resultado obtido na Avaliação Docente. É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação,Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD de 2013 a 2017 e coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. É líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP desde 2012. É editor da Revista de Economia & Gestão da PUCMinas (Qualis B2) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É coordenador do Núcleo de Periódicos Científicos da Editora PUCMinas. É revisor de 15 periódicos Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 12 dissertações, 1 tese de doutorado e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 75 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 15 bancas de defesa de tese de Doutorado. Publicou 81 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 3 artigos em periódicos internacionais, 28 artigos em periódicos nacionais e 13 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Chile, Argentina e Suíça.

  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

    Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Possui Mestrado em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 30 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 14 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Kroton, SENAC, Newton Paiva, Pitágoras, PUC, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade Fumec, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos de MBA com foco em gestão. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

  • Eric de Paula Ferreira, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

    Bacharel em Sistemas de Informação pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2008) e bolsista de iniciação cientifica pela FAPEMIG (2007), pós graduado em Gestão de TI pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, MBA em Administração de Projetos com Ênfase em TI pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC e Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Trabalha como gerente de projetos na empresa AXXIOM - Tecnologia e Inovação e é professor da disciplina de Algoritmos no curso de Engenharia Civil na FEAD.

Downloads

Publicado

2019-01-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORRÊA, Fábio; ZIVIANI, Fabrício; CARVALHO, Rodrigo Baroni de; RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; FERREIRA, Eric de Paula. A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Tuamsuk, Phabu e Vongprasert (2013). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 10, n. 2, p. 115–137, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i2p115-137. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/149471.. Acesso em: 19 abr. 2024.