Explorando o Design Participativo como Prática de Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Autores

  • Liriane Soares de Araújo Camargo Unicep
  • Alex Jose Fazani Unicep – Centro Universitário Central Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p138-150

Palavras-chave:

Design participativo, Desenvolvimento, Sistemas de Informação, Coleta de requisitos.

Resumo

O processo de desenvolvimento de sistemas de informação deve enfocar as necessidades  dos usuários finais, garantindo uma satisfação efetiva por meio do alto grau de usabilidade, acessibilidade e qualidade do mesmo. Uma prática que pode ser utilizada para coletar, analisar e projetar informações neste processo é o Design Participativo (DP), que abrange a participação de todos os interessados no processo de desenvolvimento do sistema como desenvolvedores, usuários, funcionários e parceiros. A participação dessas pessoas pode contribuir de forma relevante no desenvolvimento do sistema, já que elas possuem vivência real do trabalho, podendo destacar com propriedades os aspectos mais cruciais e importantes a serem considerados. A partir deste contexto, este artigo objetiva explorar essa prática, que ainda é pouco difundida na Engenharia de Software e em outras áreas correlatas, trazendo princípios para auxiliar na identificação de problemas e de possíveis soluções de sistemas de informação. A metodologia de pesquisa utilizada consiste na realização de análise descritiva e exploratória, bem como procedimentos técnicos de pesquisas bibliográfica e documental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liriane Soares de Araújo Camargo, Unicep

    Professora do curso de Sistema de Informação e Engenharias da Unicep e do curso de Sistema de Informação da UAB – UFSCar, graduada em processamento de Dados pela FATEC de Taquaritinga, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Unesp de Marília.

  • Alex Jose Fazani, Unicep – Centro Universitário Central Paulista
    Discente do curso de Sistema de Informação da Unicep.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Explorando o Design Participativo como Prática de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 138–150, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i1p138-150. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/64103.. Acesso em: 28 mar. 2024.