Cenário da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (1992-2013)

Autores

  • Gonzalo Rubén Alvarez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Isabel Bonilla-Calero Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditacion
  • María Luisa Lascurain-Sánchez Universidad Carlos III de Madrid
  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p81-99

Palavras-chave:

Produção científica, Colaboração Científica, Brasil, Espanha, Física de Altas Energias.

Resumo

Este estudo bibliométrico analisa as características da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (FAE) a partir dos artigos publicados em revistas indexadas pela Web of Science (WoS) no período de 1983-2013. Indicadores de produção e colaboração foram utilizados na caracterização da área abordada. Os resultados mostram que a taxa de crescimento da colaboração multilateral (Brasil, Espanha e outros países) é superior ao crescimento individual da produção científica de cada país. Instituições estatais como a brasileira Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) e a espanhola Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) tiveram papel fundamental para a promoção e coordenação das colaborações internacionais de ambos os países. A colaboração multilateral favorece a publicações em revistas Q1 e o incremento do número de citações. A colaboração bilateral em FAE não traz benefícios suficientes em termos de impacto. No entanto, esse tipo de colaboração propicia o compartilhamento de infraestrutura e conhecimentos científicos a partir de iniciativas e convênios de cooperação. Na FAE, a colaboração internacional é fundamental, pois melhora os indicadores quanto maior for o número de países envolvidos. No entanto, a participação do Brasil e da Espanha nas redes multinacionais não implica uma marcada especialização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Isabel Bonilla-Calero, Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditacion
    Doutora pela Universidade Carlos III de Madrid. Funcionária da Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditacion (ANECA)
  • María Luisa Lascurain-Sánchez, Universidad Carlos III de Madrid

    Licenciada em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (1980) e Doutora em  Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2001). Profesora Titular do Departamento de Biblioteconomía y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid.

  • Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora, professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cenário da produção conjunta entre Brasil e Espanha na Física de Altas Energias (1992-2013). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 81–99, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p81-99. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/124459.. Acesso em: 28 mar. 2024.