Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e o Novecento Italiano, entre Brasil e Estados Unidos

Autores

  • Ana Gonçalves Magalhães Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p37-57

Palavras-chave:

Margherita Sarfatti, Arte moderna italiana, Novecento italiano, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Colecionismo, Diplomacia cultural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a presença da crítica de arte ita- liana, Margherita Sarfatti (1880-1961), na América do Sul, e seu papel na formação do núcleo inicial do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) - atualmente pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Fundadora do chamado Novecento Italiano, em plena era fascista, na Itália, Sarfatti teve um papel relevante na promoção da arte moderna italiana no continente americano, fazendo viagens ao Brasil, à Argentina e, mais tarde, aos Estados Unidos. Pretendemos, portanto, analisar comparativamente como Sarfatti e sua noção de arte moderna italiana foram vistas pelo Brasil e pelos Estados Unidos, antes e depois da II Guerra Mundial, para assim entender a formação do primeiro acervo de arte moderna da América do Sul dentro do programa maior da diplomacia italiana, antes e depois da queda do Fascismo.

Biografia do Autor

  • Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo

    Historiadora da arte, Professora Livre-docente, Curadora e Vice-Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Foi coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995), doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo (USP, 2000), e a livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). É docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia, ambos da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC USP (até agosto de 2018). Assessora Ad Hoc da FAPESP, da CAPES e do CNPq. Foi professora visitante na Università degli Studi di Milano (2011), Université Paris 8 - Saint Denis (2014), pesquisadora convidada no Getty Research Institute (2016), e atualmente é professora convidada no Programa de Mestrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Viena.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e o Novecento Italiano, entre Brasil e Estados Unidos. (2018). Revista De Italianística, 37, 37-57. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p37-57