La Basilicata esiste! Percorso interculturale di osservazione e analisi della realtà contemporanea dei lucani nel film “Basilicata coast to coast”

Autores

  • Cristiana Cocco Carvalho Istituto Italiano di Cultura de Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p105-137

Palavras-chave:

interculturalismo, cinema, estereótipos, música, formação de professores de italiano.

Resumo

O estudo de uma língua-cultura estrangeira em turmas mo-nolíngues leva os alunos a compartilharem crenças construídas em seu imaginário discursivo, muitas vezes fundamentadas em conhecimentos su-perficiais ou estereotipados, devido, em especial, à ausência de material específico que sirva de suporte para a investigação de dados culturais. Os conhecimentos sobre o mundo compartilhados pelos estudantes podem ser usados como ponto de partida na construção de uma imagem “outra” da cultura do país da língua estudada, em cursos baseados no desenvolvimen-to da competência comunicativa, sugerida pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, 2001). Seria, portanto, desejável que os alunos de cursos de línguas estrangeiras desenvolvessem atividades que possam contribuir para a construção de competências que levem em conta as características pessoais dos estudantes, como motivação, valores, conhecimentos prévios e estilos cognitivos. Aprender a comunicar, prescin-dindo das diferenças de comportamentos culturais de partida, e executar atividades que desenvolvam um olhar crítico de comparação entre cultu-ras faz com que eles possam apropriar-se de uma bagagem fundamental para uma reflexão a respeito das diferenças e dos pontos de contato entre a própria cultura, neste caso a brasileira, e aquela do “outro”, aqui, a ita-liana. A escolha da linguagem cinematográfica, que é icônica, discursiva e figurativa ao mesmo tempo, fundamenta-se na grande variedade de pontos de partida, dos quais podem ser criadas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. O uso de longametragens de recente produção permite a elaboração de atividades comunicativas a partir de uma abordagem inter-cultural, como no caso apresentado neste artigo, que parte da análise de um filme sobre a região italiana da Basilicata. O percurso didático proposto permite a interdisciplinaridade sugerida pelo QECR e se embrenha em que-stões como a crise da sociedade atual, o papel da mulher no Sul da Itália contemporânea, a música como veículo de pensamentos da sociedade e, na-turalmente, da geografia da Itália, com as características sociais peculiares do Sul da Itália.

Biografia do Autor

  • Cristiana Cocco Carvalho, Istituto Italiano di Cultura de Rio de Janeiro
    è docente di lingua e cultura italiana dal 1993 e lavora presso l’Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro dal 2000. È laureata in Lettere (portoghese e italiano) e ha concluso master (2003) e dottorato (2009) in Linguistica Applicata all’insegnamento delle lingue straniere presso l’Universidade Federal Fluminense (UFF), con una tesi intitolata Uma imagem vale mais que mil palavras: a identidade sociocultural da mulher na comédia italiana. Lavora anche eseguendo traduzioni e revisioni per la rivista Comunità Italiana (Niterói-RJ) e come interprete.

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carvalho, C. C. (2014). La Basilicata esiste! Percorso interculturale di osservazione e analisi della realtà contemporanea dei lucani nel film “Basilicata coast to coast”. Revista De Italianística, 24, 105-137. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p105-137