Programa saúde na escola: dos processos formativos aos cenários de práticas

Autores

  • Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho Enfermeira, mestre em ensino na saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE) / Membro técnico do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Crato (CE)
  • Neiva Francenely Cunha Vieira Enfermeira, PhD. Bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2), Professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza (CE)
  • Heraldo Simões Ferreira Educador físico, PhD. Professor adjunto da UECE - Fortaleza (CE)
  • Alice Maria Correira Pequeno Geóloga, doutora em saúde pública. Professora permanente do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES) da UECE - Fortaleza (CE)
  • Itamara da Costa Sousa Enfermeira, mestre em enfermagem. Professora da Faculdade Estácio - Juazeiro do Norte (CE)
  • Antônia Priscila Pereira Enfermeira, mestranda em enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC) da URCA – Crato (CE)
  • Aretha Feitosa de Araújo Membro técnico do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Crato (CE) / Enfermeira, mestre em ensino na saúde pela UECE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em enfermagem e saúde da UECE– Fortaleza (CE)
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Enfermeira, Doutora em enfermagem. Professora associada da URCA - Líder do GRUPESC da URCA – Crato (CE)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.147219

Palavras-chave:

saúde escolar, promoção da saúde, adolescente, educação continuada.

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) é  uma política intersetorial entre os ministérios da saúde e da educação com a perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde. Possui cinco componentes estruturantes a serem desenvolvidos pelos profissionais, que necessitam de formação permanente para o alcance de seus objetivos e metas.

Objetivo: Analisar o processo de formação dos profissionais de saúde e educação do PSE.

Método: Pesquisa qualitativa, fundamentada no referencial teórico de Paulo Freire, cujas categorias epistemológicas foram compiladas por Ecco (leitura de mundo, temáticas significativas, diálogo, curiosidade e problematização). Coleta realizada por meio de entrevista com 45 profissionais e analisada a partir do referencial.

Resultados: A leitura de mundo em relação à formação apresentou-se permeada de dúvidas para o trabalho com os adolescentes. No tocante às temáticas significativas, manifestaram interesse em estudar alguns conteúdos pelas particularidades deste público. O diálogo foi incitado no repasse das informações e determinações estabelecidas pela gestão. Quanto à curiosidade, os profissionais apontaram incertezas acerca da continuidade das ações do programa, e relataram necessidades de aprendizagem não contempladas. A problematização não foi evidenciada nas falas.

Conclusão: Destacam-se lacunas na formação do profissional no PSE para uma atuação que considere a promoção de saúde do adolescente.

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Publicado

2018-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais