O jornal estudantil do período de 1964-2013 como fonte de pesquisa em formato digital no acervo do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp.

Autores

  • Ivan Luiz Martins Franco do Amaral Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Rodrigo Lizardi de Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Raíssa Malto Antunes
  • Rosana Evangelista Poderoso Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/khronos.v0i7.159505

Palavras-chave:

arquivos históricos, história da medicina, estudantes de medicina, texto estudantil

Resumo

Este artigo é o estudo completo da apresentação realizada no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos. Os arquivos históricos apresentam um papel fundamental no desenvolvimento e surgimento das pesquisas históricas. A utilização de ferramentas tecnológicas e o trabalho de resgate de acervos de documentação primária são exemplos de desafios contemporâneos das pesquisas. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a inserção do conjunto documental O Patológico na coleção do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp, em parceria com o Arquivo Central da Unicamp e Biblioteca da Faculdade. Desta parceria, resultou a digitalização de todo o conjunto em PDF/A pesquisável, em formato de preservação digital – este padrão promove agilidade de acesso ao documento para o usuário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Edição

Seção

Dossiê "Desafios contemporâneos"

Como Citar

Amaral, I. L. M. F. do, Souza, R. L. de, Antunes, R. M., & Poderoso, R. E. (2019). O jornal estudantil do período de 1964-2013 como fonte de pesquisa em formato digital no acervo do Centro de Memória e Arquivo da FCM-Unicamp. Khronos, 7, 11. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i7.159505