LINHA D’ ÁGUA

ISSNe 2236-4242

Avaliação Capes Periódico - B1

APOIO: Agência USP da Gestão da Informação Acadêmica/ Aguia

Universidade de São Paulo- USP

Publicação quadrienal: jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro.

  • Tema do número 34/2: Linguística para as Humanidades Digitais

    2020-08-04

     

    Na era digital, tal como a vivenciamos hoje, os recursos lexicais – dicionários, terminologias, glossários, tesauros e vocabulários controlados em geral –, representam um património linguístico e cultural, essencial numa sociedade multilingue. Estes recursos ocupam um lugar central nas Humanidades Digitais (HD), cujo domínio de estudo, que abarca o ensino e a inovação, se posiciona na intersecção entre as tecnologias digitais e as várias disciplinas das humanidades. O interesse pelas HD tem vindo a ganhar destaque em curricula do ensino superior e básico, constando nomeadamente na Base Nacional Comum Curricular de língua portuguesa, publicado em dezembro de 2017 pelo ministério da Educação do Brasil.

    Saiba mais sobre Tema do número 34/2: Linguística para as Humanidades Digitais
  • Tema do número 34/1: Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas

    2020-07-30

    Este número da Revista Linha d’Água reúne artigos voltados à pesquisa no âmbito dos estudos da Linguística enunciativo-discursiva e tem por objetivo reunir publicações em que se explore o texto e o discurso em diferentes perspectivas teóricas e suas relações com a mídia e o ensino. Pretende-se assim contribuir para que pesquisadores da área divulguem seus trabalhos, possibilitando aos leitores maior contato com o que vem sendo desenvolvido no campo dos estudos do discurso e suas diferentes aplicações.

    Saiba mais sobre Tema do número 34/1: Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas
  • Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água

    2019-01-10

    No início de agosto de 2018, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo /SIBi atualizou a plataforma de publicações de periódicos da Universidade, Open Journal Systems/ OJS. A mudança tem  como objetivo  oferecer a autores, avaliadores, editores um ambiente mais interativo tornando o processo editorial mais rápido  no envio dos textos até sua publicação.

    O processo de submissão dos artigos sofreu alterações.Os autores na revista,  ao acessarem o site da Linha d'Água para submeter o artigo,  são  direcionados a uma área interna da plataforma, onde estão disponíveis todos os formulários e instruções de submissão, e por onde o envio de arquivos será realizado. Toda a comunicação com os editores, da submissão à publicação, pode agora ser realizada nessa dessa área interna da plataforma com grande agilidade.

    Caso  alguém se  depare com  algum problema no funcionamento no espaço digital, estamos às ordens e para isso basta entrar em contato conosco no email

    ldagua@usp.br

    Saiba mais sobre Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água