Tema do número 34/2: Linguística para as Humanidades Digitais

2020-08-04

A Linguística, nas suas mais variadas facetas – Terminologia, Lexicografia, História da Língua, Morfologia, Linguística de Corpora, etc. –, é uma disciplina de pleno direito nas Humanidades Digitais. Mas também é uma área do saber cujas metodologias são tradicionalmente aplicadas às descrições necessárias ao aprofundamento do conhecimento das Humanidades, mesmo antes da era digital.

Disciplinas como Arqueologia, Ciências Musicais, Geografia, História, Literatura, só para enumerar algumas, podem precisar de recorrer à Linguística nas suas investigações, tanto na vertente teórica como metodológica. Adicionalmente, o fato de a investigação em Humanidades se apoiar cada vez mais nas tecnologias da informação requer uma mudança de paradigma, tanto no seu estudo, como no tratamento dos dados e na sua disponibilização à comunidade internacional. Por outro lado, a importância de métodos e ferramentas da Linguística Computacional e do Text Mining em investigação aplicada em HD, evidencia a relevância da Linguística para esta área de estudos.

Este número 34/2 de Linha d’Água reúne artigos direcionados para a investigação no âmbito da Linguística com relevo para as Humanidades Digitais. Será dada primazia à apresentação de reflexões teóricas e análises linguísticas com impacto na HD ou, ainda, à apresentação de reflexões metodológicas conducentes à descrição de dados. No âmbito deste número, serão ainda aceites todas as reflexões que apontem para a exploração de corpora com vista ao tratamento automático de dados linguísticos, assim como aplicações nas áreas do ensino e da criação de recursos.

Considerando a importância da revista Linha D'Água na divulgação dos estudos linguísticos, em diversas áreas, enfatiza-se a divulgação de investigações vocacionadas para a construção histórica das ideias e das teorias que conformam os instrumentos (meta)linguísticos, tais como dicionários de papel e eletrónicos, bases de dados, livros didáticos, gramáticas, ortografias, tratados metalinguísticos, entre outros.

O objetivo da publicação é, além de abrir um canal específico para os investigadores da área, divulgar pesquisas do domínio da Linguística para, de um lado, possibilitar que o público ainda não iniciado venha a conhecer esse tipo de trabalho científico e, de outro, abrir espaço para novos trabalhos da área. 

Convidamos investigadores e docentes cujos trabalhos de pesquisa tenham respeito às teorias e metodologias no domínio das ciências da linguagem a submeter seus artigos para o Número 34/2 da Revista Linha d´Água.

Os textos, obrigatoriamente, inéditos (de investigadores doutores e doutorandos) devem ser encaminhados por meio do site da revista, para o seguinte endereço http://www.revistas.usp.br/linhadagua até ao dia 30 de janeiro de 2021.

A revista está indexada no Google Scholar, Web of Science, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de Revista acadêmica indexada.

 

 

Os artigos a serem submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão”, disponíveis no endereço:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

 

Editores acadêmicos:

 

Profa. Dra. Rute Costa (Universidade Nova de Lisboa | Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)

Dr.  Bruno Almeida (Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa | ROSSIO)

Dra. Margarida Ramos (Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)

Profa. Dra. Maria Inês Campos (USP) 

Revisora para a língua inglesa:

Profa. Dra. Maria João Ferro (Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)