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A cantiga medieval como memória histórica da construção social do gênero feminino: reflexões para o ensino de literatura

Paulo Roberto Sodré, Micheline Mattedi Tomazi

Resumo


Este artigo tem como objetivo demonstrar como a representação social da mulher foi construída historicamente para a consolidação de uma memória social estereotipada, sexista e patriarcal do gênero feminino na sociedade ocidental cristã e como, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica, com aporte teórico da proposta sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso e da Crítica Literária, é possível propor discussões para essa questão no ensino do texto literário medieval e recuperar o diálogo com questões sociais que, ainda hoje, representam motivo de preocupação para nossa sociedade. A partir do estudo de uma cantiga medieval de Afonso X (século XIII), procuramos apresentar as estratégias discursivas que revelam a construção polarizada da representação social medieval de um grupo duplamente minoritário: a mulher (gênero) e a soldadeira (atividade profissional). Os resultados deste artigo, ao delinear as formas pelas quais alguns conceitos produzidos nos Estudos Críticos do Discurso podem contribuir para uma consciência dialógica do aluno no ensino do texto literário, apontam para a necessidade de se considerar questões sociais no ensino, que não só propiciem aos alunos a percepção das relações dialógicas entre épocas distintas, mas também recuperem a discussão de uma memória histórica, cultural e social sobre o tema da mulher.

Palavras-chave


Estudos críticos do discurso; Crítica literária e ensino de literatura; Sátira medieval galego-portuguesa e ensino de literatura; Memória histórica e social de gênero.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p45-66

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