Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159

Palavras-chave:

Classicista digital, trabalho, ISD, gênero profissional, classicismo digital

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de trazer uma contribuição em relação ao trabalho do professor e pesquisador de línguas clássicas, mais especificamente, o de língua/literatura grega, que vem se apoiando em métodos e tecnologias digitais para o estudo, pesquisa e ensino da antiguidade. Em tal empreitada, usaremos as fundamentações teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) e nos valemos do conceito de gênero professional (CLOT; FAÏTA, 2000) advindo da Clínica da Atividade. Dessa forma, para a análise da pesquisa que ainda está em desenvolvimento, teremos como o foco neste artigo os dados coletados de duas entrevistas com um professor/pesquisador do curso de Humanidades Digitais, mas que é um classicista digital. A partir disso, serão apontados aspectos relativos à percepção do seu trabalho numa perspectiva interdisciplinar entre Humanidades e Informática.

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Biografia do Autor

  • Michel Ferreira dos Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Doutorando da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0003-2018-4188; michelfereis@gmail.com

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Publicado

2020-07-25

Como Citar

REIS, Michel Ferreira dos. Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 137–159, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/165073.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Dados de financiamento