Edições digitais nas Clássicas: elementos de gênero na produção e leitura da língua grega e do latim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p113-135

Palavras-chave:

edições digitais, letras clássicas, artefatos de ensino-aprendizagem, edições digitais anotadas, CITE

Resumo

As edições digitais na área de clássicas têm surgido como aliadas no rompimento de barreiras e no enfrentamento de desafios no ensino das línguas e culturas clássicas. O objetivo deste artigo é destacar algumas características específicas de edições digitais das Letras Clássicas, como possíveis elementos de gênero na sua produção e sua leitura digitais, supondo serem uma forma de contribuir para a mobilização da aprendizagem das línguas clássicas e a formação docente na área. Descrevemos, de um lado, os componentes essenciais no processo de uma edição digital nova do texto grego do Édipo Rei, de Sófocles, preparado na Universidade Furman, para um curso de graduação. De outro, apontamos de que modo as anotações de edições digitais, em alinhamentos, treebanking e geoanotações, na qualidade de experiências de aprendizagem, são potenciais instrumentos de desenvolvimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anise Ferreira, Universidade Estadual Paulista, Araraquara
    Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara, SP, Brasil. CNPq proc. n. 307431/2019-3. Convênio CAPES/PRINT/UNESP; http://orcid.org/0000-0001-5755-1434; anise.ferreira@unesp.br
  • Christopher Blackwell, The Louis G. Forgione University
    The Louis G. Forgione University Professor Furman University, Greenville, SC, Estados Unidos; http://orcid.org/0000-0003-2933-3493; cwblackwell@gmail.com
  • Chiara Palladino, Furman University
    Assistant professor Furman University, Greenville, SC., Estados Unidos; http://orcid.org/0000-0002-1811-5602; chiarapalladino1@gmail.com

Referências

BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis. Portland: Equinox, 2010.

BAŃSKI, P.; WITT, A. Modeling and Annotating Complex Data Structures. In FLANDERS, J.; JANNIDIS, F. (Eds.). The shape of data in the digital humanities: modeling texts and text-based resources. London ; New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2019.

BLACKWELL, C.W.; SMITH, D. N. The CITE Architecture: a Conceptual and Practical Overview. In: BERTI, Monica. Digital classical philology: ancient Greek and Latin in the digital Revolution. Boston, MA: De Gruyter Saur, 2019. (Age of access? Grundfragen der Informationsgesellschaft, 10).

BOULTON, A. Data-driven learning: The perpetual enigma. In GOŹDŹ-ROSZKOWSKI, S. (ed.), Explorations across Languages and Corpora. Frankfurt: PeterLang, 2011, p. 563-580.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo socio-discursivo. S ão Paulo: EDUC, 2007.

CELANO, G. A. The Dependency Treebanks for Ancient Greek and Latin. In BERTI, Monica. Digital classical philology: ancient Greek and Latin in the digital Revolution. Boston, MA: De Gruyter Saur, 2019. (Age of access? Grundfragen der Informationsgesellschaft, 10)

CRANE, G. et al. Student researchers, citizen scholars and the trillion word library. In: THE 12TH ACM/IEEE-CS JOINT CONFERENCE, 2012. Washington, DC, USA: ACM Press, 2012. p. 213. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2232817.2232857 Acesso em: 03/01/20.

DEROSE, S.J., DURAND, D.G., MYLONAS, E. et al. What is text, really?J. Comput. High. Educ. v. 1, n. 2, p. 3–26, 1 dez. 1990. Disponível em: https://rdcu.be/b1scX Acesso em: 03/01/20.

FERREIRA, A. D’ O. Aprendendo grego no mundo digital do terceiro milênio. The ESPecialist, v. 38, n. 1, 22 jul. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32220 Acesso em: 03/01/20.

FERREIRA, A. D’O.; MELO, G. Análise de textos multimodais da Web e o ISD. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 1, p. 1–21, abr. 2016. http://www.doi.org/10.1590/0102-445056772752226428.

FERREIRA, A. D’O.; REIS, M. F. dos. Considerations on digital tools as a means of reshaping the Greek teacher’s genre of activity for a prospective curriculum in a Brazilian public univer-sity. Digital Infrastructures for Global Philology. GLOBAL PHILOLOGY OPEN CONFERENCE 2017, Leipzig University, Leipzig, 2017, Feb.20-23.

FERREIRA, A. D’O; RODRIGUES, A.; DEZOTTI, M.C.C. Atualização do Dicionário Di-gital Grego-Português. O ambiente de desenvolvimento e uma integração de saberes. XXII CONGRESSO DA SBEC 2019, UFJF, Juiz de Fora, MG, 2019 set.2-6.

FERREIRA, A. D’O.; TRINDADE, A.W. Ensino e aprendizagem de grego antigo: novos gê-neros de escrita nas letras clássicas digitais? In LOUSADA, E. G. et al. (org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. Araraquara: Letraria, 2016.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G. A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier”. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 619-633, set./dez. 2010.

MALHADAS, D.; DEZOTTI, M.C.; NEVES, M.H.M. Dicionário Grego-Português. São Paulo: Ateliê, 2006-2010.

MAMBRINI, F. The Ancient Greek Dependency Treebank: Linguistic Annotation in a Teaching Environment.” In: BODARD, G; ROMANELLO, M. Digital Classics Outside the Echo-Chamber, Ubiquity Press, 2016, p. 83-99. Disponível em: https://doi.org/10.26530/OAPEN_608306. Acesso em 03/01/20.

MAMBRINI, F. L’Ancient Greek Dependency Treebank. Un Nuovo Strumento per Lo Studio Della Lingua Greca.Lexisv. 29 n.1 51–70, jan. 2011. Disponível em: http://www.lexisonline.eu/wordpress/wp-content/uploads/2016/07/Lexis29_Mambrini.pdf Acesso em 03/01/20.

PALLADINO, C. Treebanking Ancient Greek in High School: what my students learned, what I learned.The Stoa: A Blog for Digital Classicists, 2015. Disponível em: https://blog.stoa.org/archives/2149/ Acesso em: 26/10/15.

PALLADINO, C. How Can You Work with a Language That You Do Not Know? Paper presented at the panel “Confronting Complexity of Babel in a Global and Digital Age” at the DH2019: DIGITAL HUMANITIES CONFERENCE, University of Utrecht, 2020, Jul. 9-12.

REIS, M. F. Temas e formas em Héracles: um estudo baseado em keywords e treebank. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara).

SMITH, D. N.; WEAVER, G.A Applying Domain Knowledge from Structured Citation Formats to Text and Data Mining: Examples Using the CITE Architecture. In HEYER, G.; CONFERENCE ON TEXT MINING SERVICES; LEIPZIGER INFORMATIK-VER-BUND (eds.). Text mining services: building and applying text mining based service infras-tructures in research and industry; Proceedings of the Conference on Text Mining Services2009 at Leipzig University. Leipzig: LIV, 2009.

SUMIYA, A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. 2017. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

TESNIÈRE, L. Éléments de syntaxe structurale. 2e éd. Paris: Klincksieck, 1959. Versão em inglês: Elements of structural syntax trad. por Timothy Osborne e Sylvain Kahane. Amsterdam: J. Benjamins, 2015. Disponível em: https://benjamins.com/catalog/z.185/fulltext/z.185.pdf. Acesso em 03/01/20.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

FERREIRA, Anise; BLACKWELL, Christopher; PALLADINO, Chiara. Edições digitais nas Clássicas: elementos de gênero na produção e leitura da língua grega e do latim. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 113–135, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p113-135. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166594.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Dados de financiamento