Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula

Autores

  • Ana Rachel Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80

Resumo

O objetivo central deste artigo é o de divulgar, para alunos em formação, professores e pesquisadores de ensino de leitura, um instrumento eficaz para esse ensino, pouco conhecido no Brasil e nomundo: o gênero “diário de leituras”. Para isso, desenvolverei as seguintes ações: a) discussão das possíveis razões desse desconhecimento e do esquecimento desse gênero por parte dos“experts” elaboradores de prescrições para o trabalho educacional, com base na teoria vigotskiana; b) apresentação de minha definição dediário de leitura; c) discussão de uma concepção de leitura de base bakhtiniana, subjacente ao trabalho escolar com o diário de leituras; d) sugestão de uma forma de orientar a produção dos diários pelos alunos; e) sugestão de um modo de discuti-los e de avaliá-los; g) apresentação e discussão de trechos de diários de leitura de alunos, exemplificando alguns dos fenômenos que ocorrem com a adoção do diário de leituras para o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos.

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Publicado

2005-12-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

MACHADO, Ana Rachel. Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. Linha D’Água, São Paulo, n. 18, p. 61–80, 2005. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37279.. Acesso em: 19 abr. 2024.