O elo enunciativo na canção popular

Autores

  • Álvaro Antônio Caretta

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81

Resumo

A partir do princípio dialógico da comunicação proposto pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, desenvolvemos uma reflexão sobre o processo de enunciação. Tomando como objeto de estudo o gênero canção popular, observamos como o enunciado é o elo da cadeia de produção discursiva. Para isso, estudamo sesse processo na canção “Dá nela”, de Ary Barroso, enfocando a instauração do enunciador, a constituição de seu ethos e o estabelecimento das relações dialógica scom outros enunciados. Compreendendo a canção como um gênero discursivo secundário, originado pelo dialogismo entre a fala cotidiana, da esfera prosaica, ea música, pertencente à esfera artística, tomamos as propostas de Tzevan Todorov sobre os processos de amplificação do ato de fala para observar como a canção se constitui dialogicamente no processo de produção discursiva.

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Publicado

2007-12-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

CARETTA, Álvaro Antônio. O elo enunciativo na canção popular. Linha D’Água, [S. l.], n. 20, p. 67–81, 2007. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i20p67-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37303.. Acesso em: 29 mar. 2024.