A contribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informação em dissertações

  • Maria Audirene de Souza Cordeiro
  • Maria Eulália Sobral Toscano

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre acontribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informaçãoem dissertações. Para essa pesquisa foram utilizados 60 textos produzidospor alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Amando, localizadoem Santarém, no estado do Pará. A base teórica assenta-se nos estudos deKoch (1997, 2001, 2004, 2005), Marcuschi (2001, 2002), Cavalcante (2001,2003), Souza (2003), Mondada (2003), Apothéloz (2003), Apothéloz eChanet (2003), Milner (2003), Conte (2003) e Francis (2003). Os resultadosmostram que anáfora encapsuladora se trata realmente de um mecanismofundamental para a organização das seqüências argumentativas, porque, aosumarizar porções textuais antecedentes, esse tipo particular de anáforapermite ao produtor do texto: a) trabalhar com diferentes argumentos erelacioná-los entre si sem repetir seqüências já mencionadas; b) conduzir alinha argumentativa de tal forma que o leitor seja convencido da validadedo juízo de valor defendido no texto; e c) sinalizar mudanças na seqüênciaargumentativa, indicando que o autor do texto está passando de um estágioargumentativo para outro. Além disso, dependendo do nome escolhido paracompor a anáfora encapsuladora, pode-se perceber como o produtor avaliae quer que o leitor interprete as seqüências anteriores às quais a anáforaencapsuladora faz remissão.

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Publicado
2009-12-04
Como Citar
Cordeiro, M., & Toscano, M. (2009). A contribuição da anáfora encapsuladora para a organização da informação em dissertações. Linha D’Água, (22), 13-38. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i22p13-38
Seção
Artigos originais