História de vida e genealogia: categoria narrativa específica em busca do Tempo Perdido...

Autores

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i2p137-152

Resumo

Esse estudo tem como objetivo trazer à tona uma nova categorização dos estudos da narrativa a partir da especificidade histórica pessoal e genealógica. Percebemos haver uma lacuna nos estudos linguísticos acerca das narrativas familiares, históricas e genealógicas, formadoras da pessoa em sua estrutura pessoal e profissional. Consideramos haver uma camada intergenérica entre o tipo narrativo e suas manifestações genéricas no que diz respeito às escritas biográficas e autobiográficas, entre a escrita ficcional e a escrita de si, caracterizadas pela veracidade e pela pessoalidade na escrita, segundo a perspectiva iniciada por Gaston Pineau. Essa camada ou classe textual, aqui chamada classe narrativa, passa além das categorias tratadas por Barthes, denominadas pelo autor: níveis da narrativa. História de vida e genealogia formam uma classe narrativa que abrange as diversas formas de manifestações narrativas cunhadas na emotividade – relação com o emissor – e na realidade dos fatos, aspectos relevantes na construção discursiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
    Professora doutora da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – Pesquisadora CNPq e líder do Grupo de Estudo em Linguística e Discurso Autobiográfico (GELDA).

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. História de vida e genealogia: categoria narrativa específica em busca do Tempo Perdido... Linha D’Água, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 137–152, 2011. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p137-152. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37361.. Acesso em: 26 abr. 2024.