Identidade docente em formação

Autores

  • Patrícia Trindade Nakagome Universidade Nacional Timor Lorosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i1p203-217

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância de que a
identidade docente seja objeto de reflexão e discussão nos cursos de formação continuada de professores, que muitas vezes ainda pecam por limitar-se a uma transmissão de novas metodologias, novos conceitos, novas técnicas, desconsiderando a experiência pessoal e profissional dos sujeitos. A identidade deve ser valorada junto a outros aspectos mais diretamente relacionados à prática docente, pois é fundamental para significar a responsabilidade do professor de modo mais amplo: como formador e membro de um grupo de pesquisa e trabalho. Para a realização de nossa análise, baseamo-nos na experiência com professores de Português Língua Estrangeira (PLE) na Nicarágua, mais especificamente na oficina de escrita autobiográfica desenvolvida com eles durante um ano e meio. A escrita de si é uma forma de autocompreensão e, sendo realizada em grupo, é um caminho para maior entendimento entre os membros da equipe, algo indispensável para a consolidação de novas metodologias. Além disso, a autobiografia leva os professores a assumirem a função de autoria, o que lhes permite compreender as dificuldades dos alunos diante do texto e refletir sobre aspectos da língua que vão além de conteúdos a serem ensinados. O trabalho reflexivo sobre a identidade, realizado em grupo e
materializado num trabalho concreto com/sobre a linguagem, exerce influência positiva sobre a forma de se compreender a língua e o seu ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

NAKAGOME, Patrícia Trindade. Identidade docente em formação. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 203–217, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i1p203-217. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37373.. Acesso em: 25 abr. 2024.