A construção do sentido e da compreensão na conversa, mostrada em procedimentos meta-enunciativos

Autores

  • José Gaston Hilgert Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p107-129

Palavras-chave:

compreensão, enunciação, interação, meta-enunciação, sentido.

Resumo

Quando duas pessoas conversam, elas necessariamente tratam de um tema, isto é, falam sobre um assunto ou sobre alguém. Por isso se diz que a conversa é uma interação tematicamente centrada. Cada falante envolvido numa conversa, ao se manifestar e, assim, contribuir com o desdobramento do tema em pauta, precisa construir o seu enunciado de tal forma que seus interlocutores o compreendam, ou seja, entendam o sentido do que diz. Não houvesse a possibilidade da compreensão, o processo de interação social pela conversa nem se instalaria. Por isso, ao explicitar o sentido, o falante constrói ao mesmo tempo a compreensão para os seus interlocutores. Nessa perspectiva, construir o sentido é construir a compreensão, na medida em que o falante, implícita ou explicitamente determinado pela ouvinte na interação em curso, inscreve em seu enunciado as condições de compreensibilidade. O sentido se constrói por meio de toda e qualquer manifestação verbal ou não verbal inerente ao desdobramento conversacional.  Contudo este artigo – produto de um projeto de pesquisa mais amplo que investiga o sentido e a compreensão na conversação - restringe-se ao trabalho interativo dessa construção, mostrado em procedimentos meta-enunciativos, ou seja, em manifestações em que os falantes  comentam e avaliam, em suma, moldam o seu próprio dizer.

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Biografia do Autor

  • José Gaston Hilgert, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras

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Publicado

2012-12-10

Como Citar

HILGERT, José Gaston. A construção do sentido e da compreensão na conversa, mostrada em procedimentos meta-enunciativos. Linha D’Água, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 107–129, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p107-129. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47717.. Acesso em: 28 mar. 2024.