Propaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidade

Autores

  • Zilda Gaspar Oliveira Aquino Universidade de São Paulo;Faculdade de Filosofia, Letas e Ciências Humanas;Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
  • Solange Ugo Luques Universidade de São Paulo;Faculdade de Filosofia, Letas e Ciências Humanas;Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145

Palavras-chave:

discurso político, discurso da mídia, representação social, estratégias discursivas, legitimidade.

Resumo

Neste artigo, busca-se examinar o discurso político para descrever as especificidades da propaganda eleitoral e detectar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem da candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. Para este propósito, são analisados segmentos do primeiro programa da campanha eleitoral da candidata, transmitido pela televisão em 2010, em rede nacional, no Horário Político Eleitoral. A discussão teórica faz-se a partir dos trabalhos de Charaudeau (2008), Van Dijk (2008), Aquino (1997), entre outros. As análises revelam que houve concernência na construção da imagem da candidata, pouco conhecida do eleitorado, por meio de elementos linguístico-discursivos, utilizados estrategicamente como argumentos que envolveram tanto razão quanto emoção, num processo cujo objetivo era dar legitimidade a Dilma, para que vencesse a eleição, como foi o caso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira; LUQUES, Solange Ugo. Propaganda político-eleitoral – um discurso em busca de legitimidade. Linha D’Água, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 131–145, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p131-145. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47718.. Acesso em: 29 mar. 2024.