Materialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens

Autores

  • Vanice Sargentini Universidade Federal de São Carlos
  • Jocenilson Ribeiro Universidade Federal d São Carlos
  • Parla Reis Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226

Palavras-chave:

Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, texto misto, imagem, semiologia.

Resumo

Este artigo tem por principal objetivo apresentar um percurso de pesquisa cujo objeto de estudo é o texto misto em materiais didáticos e avaliativos no Brasil. Os estudos vêm sendo desenvolvidos por dois pesquisadores, na pós-graduação stricto sensu desde 2009, que têm procurado responder a algumas questões envolvendo novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Entre as principais questões, fazemos saber aquela que, de certo modo, regem as demais: como os textos constituídos por mais de uma linguagem têm sido abordados nos estudos linguísticos e em materiais de ensino ao longo dos anos no Brasil? O corpus é constituído por livros didáticos, documentos oficiais para a área de LCT (BRASIL, 1994) e provas de sistemas nacionais de avaliação (ENEM/ENADE). A base teórica desses estudos está fundamentada na Análise do Discurso Francesa e em trabalhos de Michel Foucault para a noção de discurso. Nesse sentido, destacamos noções como enunciado, discurso, arquivo, semiologia e materialidades discursivas através dos quais procedemos com as análises. Os estudos apontam para a necessidade de haver um trabalho epistemológico mais elaborado do ponto de vista teórico e metodológico para a leitura de textos imagéticos em contexto escolar a fim de permitir aos alunos a leitura destas linguagens num viés discursivo, evitando uma leitura empirista, ilustrativa ou representacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Parla Reis Souza, Universidade Federal de São Carlos
    Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010), mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística pela mesma instituição (2011-2013).

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

SARGENTINI, Vanice; RIBEIRO, Jocenilson; SOUZA, Parla Reis. Materialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 203–226, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722.. Acesso em: 23 abr. 2024.